O Coritiba deu um importante passo em sua luta contra o rebaixamento nesta quarta-feira. Jogando no Couto Pereira, a equipe da casa derrotou o São Paulo de virada por 3 a 1 e deixou a zona da degola do Campeonato Brasileiro pela primeira vez desde a quarta rodada. Para o time tricolor, o resultado significa ver o líder Cruzeiro recuperar sua vantagem de sete pontos, já que a equipe mineira derrotou o Atlético-PR também nesta quarta.
Os são-paulinos estacionaram nos 42 pontos e seguem na segunda colocação da tabela. Já o Coritiba chega a 23 e sobe para a 15ª posição, empurrando Palmeiras e Botafogo para a zona de rebaixamento. O próximo duelo do time paranaense será contra o Sport, no Recife, às 16h do próximo domingo. Os tricolores, por sua vez, jogam ao mesmo tempo contra o rival Corinthians em Itaquera.
O São Paulo veio a campo com alterações em relação ao time que vem conquistando bons resultados. Com uma tendinite no joelho esquerdo, Rogério Ceni foi vetado e deu lugar a Denis. No setor criativo, o suspenso Kaká foi substituído por Michel Bastos.
O Coritiba começou a partida melhor e usou os primeiros minutos para pressionar a marcação visitante. Aos 5min, Alex aproveitou lançamento na área e completou com o braço, mas a arbitragem viu a infração e puniu o veterano com um cartão amarelo. Com o passar dos minutos, o jogo passou a ficar mais equilibrado e concentrado no meio de campo.
A equipe alviverde voltou a ter uma boa oportunidade em cabeçada de Alex aos 21min, que foi espalmada por Denis ao escanteio. A equipe são-paulina retribuiu aos 37min, com o jovem Auro, que tabelou com Ganso, driblou a marcação e chutou à direita da meta de Vanderlei. O primeiro tempo parecia se encaminhar ao empate sem gols, mas, aos 46min, Michel Bastos aproveitou toque de Pato para chutar forte no canto esquerdo e marcar pela primeira vez com a camisa tricolor.
A reação do Coritiba veio no segundo tempo. Aos 15min, Hélder aproveitou rebote de Rafael Tolói e chutou forte de fora da área para estufar no canto esquerdo de Denis. Dois minutos depois, Hélder foi decisivo novamente e cruzou para Joel completar sem chances para o goleiro são-paulino.
Com a desvantagem, o time tricolor precisou correr para buscar o empate, mas viu a defesa anfitriã bem fechada. Aos 31min, Muricy promoveu o retorno de Luís Fabiano no lugar de Denílson. Pouco depois, Osvaldo entrou no lugar de Pato, mas quem marcou foi o Coritiba. Em contra-ataque, Joel arrancou sozinho e tocou na saída de Denis aos 39min.