Bate e volta
Coronavírus cria clima de guerra entre China e EUA
Publicado
emO secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, dirigiu duras críticas à China, culpando o governo de Pequim pelas mortes de centenas de milhares de pessoas pelo novo coronavírus e exigindo novamente que compartilhe informações sobre o surto.
“Eles sabiam. A China poderia ter evitado as mortes de centenas de milhares de pessoas em todo o mundo. A China poderia ter poupado o mundo de sofrer um mal-estar econômico global”, afirmou Pompeo em entrevista coletiva no Departamento de Estado.
A resposta da China veio em tom mais alto e desafiou o governo norte-americano a mostrar as “enormes provas” de que Pequim tem relação direta com o surgimento da Covid-19.
“Ele (Pompeo) falou muito nos últimos dias. Diz ter enormes provas? Que as mostre. Pompeo não pode apresentar evidências porque ele não as tem. A origem da Covid-19 é uma questão para cientistas e para especialistas”, disse o porta-voz da diplomacia chinesa Hua Chunying.
A covid-19 matou até agora mais de 255 mil pessoas em todo o mundo, incluindo 70 mil só nos Estados Unidos, país mais afetado pela doença. O vírus surgiu pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan em dezembro.
A maioria dos especialistas acredita que ele se originou em um mercado de venda de animais silvestres e passou de animais para pessoas, mas Pompeo disse que há evidências significativas de que veio de um laboratório.
Críticos do presidente Donald Trump dentro dos EUA, incluindo alguns ex-funcionários, acadêmicos e colunistas, têm afirmado que, embora a China tenha muito a responder sobre suas ações nos primeiros dias do surto, o governo norte-americano está tentando desviar a atenção do que eles veem como uma resposta lenta do país.
Em evento na Casa Branca, Trump, que busca a reeleição em novembro, classificou o surto como o pior “ataque” que o país já sofreu e culpou a China por não impedi-lo.
“Isso é pior que Pearl Harbor. Isso é pior que o World Trade Center”, disse Trump. “E nunca deveria ter acontecido. Poderia ter sido parado na fonte. Poderia ter sido parado na China. Deveria ter sido parado exatamente na fonte, e não foi.”