Notibras

Cossacos fazem homenagem a Putin com busto de imperador

Uma organização de cossacos inaugurou um busto do presidente russo Vladimir Putin como um imperador romano perto de São Petersburgo, em “reconhecimento da anexação da Crimeia” pela Rússia.

“Queríamos imortalizar Vladimir Putin como um vencedor e estadista que devolveu a Crimeia à Rússia”, declarou à AFP Andrei Polyakov, líder da associação “Ibris”, que reúne os cossacos de St. Petersburgo.

Originalmente cavaleiros de elite do exército czarista, os cossacos se organizaram ao longo dos séculos em várias comunidades em diversos territórios do antigo império russo. Segundo Poliakov, “quase 700 cossacos de origem” vivem em São Petersburgo e sua região.

O busto do presidente russo vestindo uma toga “de material sintético não muito caro” imitando bronze, é obra do escultor Pavel Grechnikov. Com cerca de 50 centímetros de altura, foi inaugurado na localidade de Kassimovo, 20 km ao norte de São Petersburgo, em terras pertencentes à associação, na presença de uma dúzia de pessoas em uniforme tradicional dos cossacos e ao som do hino nacional russo.

Sair da versão mobile