Notibras

Costa chilena abriga animais marinhos nunca antes vistos

Os cientistas do Schmidt Ocean Institute encontraram uma vasta montanha subaquática que acomoda mais de 100 criaturas estranhas e extraordinárias enquanto exploravam as águas da costa chilena.

A equipe, usando um robô subaquático, descobriu um território de 2 mil 800 quilômetros de extensão que abriga mais de 200 aglomerados de montanhas submarinas.

O submersível desceu a profundidades de 4 mil 500 metros e mapeou 20 jmil 377 milhas quadradas do fundo do mar, encontrando quatro novos montes com seus próprios ecossistemas separados.

“Superamos em muito as nossas esperanças nesta expedição”, disse o líder da equipe de pesquisa, Javier Sellanes. “Sempre esperamos encontrar novas espécies nessas áreas remotas e pouco exploradas, mas a quantidade que encontramos, especialmente para alguns grupos como as esponjas, é alucinante”.

O monte submarino com o pico mais alto foi chamado não oficialmente de Solito (Solitário) pelos especialistas, com 3 mil 530 metros de altura – quatro vezes mais alto que o arranha-céu Burj Khalifa. de Dubai.

As imagens do robô aquático revelaram uma série de criaturas como lulas raras, peixes vermelhos brilhantes, formações de corais em espiral, ouriços-do-mar Oblong Dermechinus, lagostas atarracadas, aranhas marinhas, esponjas em forma de teia e ouriços-espinhosos.

“A identificação completa das espécies pode levar muitos anos”, disse Jyotika Virmani, diretora executiva do Schmidt Ocean Institute. “Sellanas e a sua equipa têm um número incrível de amostras deste hotspot de biodiversidade incrivelmente belo e pouco conhecido”, frisou.

O instituto fez parceria com a Fundação Nippon – Programa Nekton Ocean Census, que estabeleceu a meta de encontrar 100 mil novas espécies marinhas nos próximos 10 anos. “Uma vez identificadas, estas novas espécies farão parte disso”, disse Virmani.

Sair da versão mobile