Notibras

Costa Rica supera expulsão e bate Grécia nos pênaltis

O torcedor que foi à Arena Pernambuco neste domingo viu um jogo dramático, que se estendeu pela prorrogação e foi decidido apenas nos pênaltis. Mas não houve Dança Grega. A festa ficou por conta dos costarriquenhos, que venceram nos pênaltis (5 a 3) após um empate de 1 a 1 enquanto a bola rolou no gramado.

Ao avançar às quartas de final, a seleção do país centro-americano vai enfrentar a Holanda, atual vice-campeã do mundo, no próximo sábado em Salvador. Para a Grécia, fica a lição de que, às vezes, é preciso sair para o ataque. Quando conseguirem, talvez repitam a bela história construída pela Costa Rica, que está ente as oito melhores seleções do mundo no momento.

Nem a Costa Rica, que conseguiu superar o antes chamado “Grupo da Morte”, nem a Grécia, que conseguiu sua vaga do jeito mais emocionante entre todas as 16 seleções que avançaram, iriam se expor no jogo mais importante da história de ambas as seleções. Por isso, o primeiro tempo de jogo foi enfadonho, com poucas chances de perigo – a melhor veio com a Grécia, em cabeçada de Salpingidis que terminou em impressionante defesa de Navas, com a perna esquerda.

Só que tudo mudou logo aos seis minutos da segunda etapa, quando a Costa Rica trocou passes, mostrando a mesma categoria da primeira fase, até achar o capitão Bryan Ruiz, o autor do gol do triunfo sobre a Itália, livre na meia-lua. De perna esquerda, ele colocou a bola de mansinho no canto esquerdo de Karnezis, goleiro grego, que nem se mexeu. . A Grécia teve que sair para o jogo, como ocorreu contra a Costa do Marfim. De novo, poucos acreditavam. De novo, deu certo. No último lance, Salpingidis girou e bateu forte, Navas pegou, mas Papastathopoulos fez no rebote.

Nos pênaltis, após 0 a 0 na prorrogação, a Costa Rica contou com Navas, o melhor da partida. Pegou o pênalti de Gekas com uma só mão. História feita para o pequeno país de América Central que não possui exército, mas que mostrou muito poderio na Copa até aqui – e capacidade de superação.

Sair da versão mobile