Curta nossa página


Mundo online

Covid dá cara nova ao mercado de trabalho

Publicado

Autor/Imagem:
Sérgio Mansilha

Quando a pandemia de coronavírus chegou no Brasil e sacudiu o mundo do trabalho, lançou milhões de pessoas em um mundo novo e totalmente remoto, só para citar um exemplo, veja o aplicativo do CaixaTem, no qual, inúmeras pessoas até agora desconhecem o seu manuseio.

Para muitos dos que ainda trabalham em meio a uma onda histórica de demissões, surgiu uma cultura on-line no local de trabalho, com novas forças, dando aos executivos uma oportunidade valiosa para repensar suas operações. Ela tornou o trabalho mais flexível, porque precisava ser, e essa flexibilidade pode permanecer.

É difícil extrair muitos pontos positivos de uma crise que tem um custo humano tão significativo e que criou circunstâncias econômicas tão terríveis para tantas famílias. Espero que possamos usá-la como uma oportunidade para fazer algumas perguntas difíceis:

Precisamos ajustar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

Como podemos garantir que os mais vulneráveis ​​estejam melhor protegidos?

Estamos realmente acertando os cuidados de saúde?

Pessoal, o local de trabalho pós-pandemia poderia resolver problemas que estavam silenciosamente acumulados por anos. O estresse e ansiedade induzidos pelo trabalho, se tornou uma síndrome clínica.

Nada pior como essa pandemia, destruindo milhões de empregos, principalmente os de hospitalidade e serviços de alimentação.

Certamente, os benefícios que descrevo nos meus artigos provavelmente se estenderão principalmente aos trabalhadores em escritórios, cujos trabalhos podem ser facilmente virtualizados.

Para esses profissionais de colarinho branco, o trabalho pode nunca mais ser o mesmo.

Pense nisso.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.