Mais de 200 milhões de brasileiros consumiram conteúdo em vídeo na televisão em 2020. E o tempo que cada pessoa passou em frente à telinha foi 37 minutos maior do que em 2019, totalizando 7h09 horas diárias – recorde dos últimos cinco anos. É o que mostra o Inside Video, o mais novo estudo da Kantar Ibope Media sobre a indústria da audiência no Brasil, que mediu 15 regiões metropolitanas do país. No Distrito Federal foram 31 minutos a mais do que no ano anterior.
“O ano que passou foi marcado pela democratização do acesso às plataformas de vídeo online em todas as regiões. É interessante notar que o aumento no uso desses serviços sob demanda complementa a jornada de consumo de TV linear das pessoas em todas as praças que analisamos”, comenta Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da empresa.
O estudo destaca ainda que compartilhar a tela com familiares ou pessoas que moram no mesmo lar tornou-se um hábito na pandemia. O tempo médio que o brasileiro assistiu TV acompanhado em 2020 aumentou 12% em relação ao ano anterior, o que equivale a 38 minutos diários. Além disso, o tempo em que idosos e crianças fizeram a atividade juntos subiu consideravelmente no mesmo período – 1h17m a mais por dia, totalizando 6h21m diárias.
Novos comportamentos foram acelerados no último ano. A pandemia acarretou uma mudança na grade de programação da TV. Os gêneros jornalismo, novelas, reality shows e filmes dominaram a TV aberta em 2020, enquanto futebol e programas de auditório perderam espaço.