Notibras

Covid volta a preocupar em Pernambuco e no Ceará

Seis estados, além do Distrito Federal, apresentam o cenário de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19, segundo o Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desses, dois estão no Nordeste: Ceará e Pernambuco.

A análise aponta que apesar da diminuição do crescimento dos casos graves, a covid-19 ainda é a principal causa de mortalidade por síndrome respiratória entre os idosos, seguida pela influenza A.

“É muito importante que todos os idosos e pessoas dos grupos de risco busquem o posto de saúde e se vacinem contra a covid-19”, ressaltou a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe Tatiana Portella.

“Em relação às recomendações, é importante sempre usar máscaras em locais fechados com maior aglomeração de pessoas e dentro dos postos de saúde. Para as pessoas que moram em estados da Região Norte com aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, é também importante lembrar que já começou a campanha de vacinação contra a influenza A. Então todas as pessoas elegíveis a tomarem essa vacina devem buscar vacinar contra o vírus”, orienta a pesquisadora.

Sair da versão mobile