Pedro Nascimento, Edição
De acordo com dados levantados pelo Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta hoje com 207.660.929 habitantes. No ano de 2016 o país teve uma população estimada com média acima de 206 milhões de habitantes.
Segundo o IBGE a população está crescendo menos, portanto algumas cidades maiores estão se deparando com desafios cada vez maiores. Quais os aspectos negativos? Segundo o analista do IBGE Jeferson Mariano, o aspecto negativo é que futuramente essa redução possa interferir na força de trabalho. Sendo assim, o número de aposentados será maior, significa que serão mais trabalhadores fora da força de trabalho.
No entanto, nas regiões Norte e Centro-Oeste teve avanço devido ao aumento da fronteira agrícola que acabou colaborando para o avanço da população. Já a região sul tem uma dimensão maior de seus municípios. Situação real em 24% das cidades do interior do Brasil. Em relação aos dados levantados na Serra da saudade, em Minas Gerais possui 812 habitantes. Trata-se de um município com a menor população do país. A medida em que somente 17 dos 5.570 municípios brasileiros convergem 21% da população em todo o Brasil.
A grande São Paulo, de acordo com o IBGE, hoje concentra 12,1 milhões de habitantes. Ao contrário do Rio de Janeiro com 6,5 milhões. Salvador, Brasília, contam em média com 3 milhões cada.