Nair Assad, Edição
Após os 50 anos, é aconselhável que as pessoas fiquem atentas sobre a necessidade de reposição de alguns nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Envelhecer bem é envelhecer com saúde e aceitar que o metabolismo já não é o mesmo e precisa de cuidados especiais.
Com o aumento da expectativa de vida, os desafios para manter-se na ativa e com disposição têm como base uma alimentação balanceada que proporcione ao corpo a combinação certa de vitaminas e minerais.
A propósito do Dia Nacional da Saúde e Nutrição, comemorado na semana passada, a nutricionista Vanessa Thomé dá 5 dicas de nutrientes para manter o organismo em funcionamento saudável. “A alimentação deve ser a mais natural possível, rica em frutas, verduras e fibras. Deve-se evitar alimentos gordurosos, alimentos muito salgados, doces, álcool e refrigerantes”, afirma.
Zinco – Além de ser um poderoso antioxidante, desacelerando o envelhecimento das células, o Zinco contribui para o aumento na imunidade do organismo e pode ser encontrado em alimentos como a carne vermelha, o arroz, nozes ou em castanhas.
Cálcio – O cálcio melhora o funcionamento do coração e do cérebro, auxiliando também na prevenção do desgaste ósseo, o grande vilão causador da osteoporose. Para adicioná-lo em sua dieta, basta consumir leite, queijo, verduras de folhas verde-escuras e ovos.
Fibras – Auxiliando no controle do colesterol e do trânsito intestinal, as fibras também equilibram o peso. Podem ser facilmente encontradas em alimentos como aveia, feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico, linhaça e frutas como laranja, maçã, chia, figo seco.
Potássio – Aliado na diminuição dos riscos de pressão alta e derrame, pois controla os níveis de sódio do organismo. Os alimentos ricos em potássio são: banana, soja, damasco, abacate, iogurte, ameixa, melancia, feijões e ervilha.
Ômega 3 – O ômega 3 fortalece o sistema imunológico, auxilia na comunicação entre as células combatendo o mal de Alzheimer, Parkinson, depressão, perda de memória e de concentração, além de possuir ação anti-inflamatória. Pode ser encontrado em alimentos como a sardinha, salmão, atum ou através de cápsulas de óleo de peixe.