Luís Cláudio Alves
A crise política nacional dominou parte dos pronunciamentos dos deputados distritais durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quinta-feira (16). Como sugestões para resolver os problemas políticos foram apresentadas ideias como a instalação de uma constituinte exclusiva para elaborar uma reforma política até à volta de uma monarquia parlamentarista.
O deputado Chico Vigilante (PT) destacou que os últimos acontecimentos derrubam a tese de que o problema da corrupção e dos financiamentos ilegais de campanhas eleitorais são uma exclusividade do partido dos trabalhadores. Segundo ele, as recentes delações premiadas que estão sendo divulgados comprovam a real situação do Brasil.
“A política brasileira precisa mudar. Não pode mais continuar do jeito que está”, concluiu o distrital, que defendeu a instalação de uma assembleia constituinte exclusiva para fazer uma profunda reforma política no País. “Esta é a única saída para o Brasil”, completou.
Monarquia – O deputado Lira (PHS) surpreendeu os colegas e defendeu a volta da monarquia parlamentarista como regime de governo. Para ele, estamos vivendo atualmente um “mar de lamas” e não sobra ninguém na república. Na opinião do parlamentar, o sistema republicano está falido e não funcionou no Brasil. Segundo Lira, a volta da monarquia é a melhor alternativa de modelo.
O deputado Prof. Israel (PV) explicou que foi autor de um estudo na universidade de Brasília sobre a mudança de regime da monarquia para a República e chegou à conclusão que a proclamação do novo sistema foi um grande golpe conservador. No entanto, Israel ressaltou que não acredita no modelo da monarquia, apenas registrou que a República nasceu de um movimento conservador.
Já o deputado Chico Leite (Rede) observou que o problema não é a monarquia ou a república, mas as pessoas que assumem o poder. “O problema está nas pessoas e não no sistema. E para resolver isto é necessário que haja punições severas das irregularidades. Acredito que o Brasil está mudando e somente isto vai consolidar a república”, disse, afirmando ainda que é um republicano convicto.
Saúde – O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) voltou a defender na tribuna da Câmara o programa Brasília Saudável, lançado nesta semana pela secretaria de saúde do GDF. O distrital já havia elogiado o programa na sessão da última terça-feira. Na opinião do parlamentar, o mérito do programa é a mudança de foco dos investimentos na saúde, com prioridade para a estratégia da saúde da família.