Diamante no céu
Cristalização de estrela anã vista no entorno solar
Publicado
emO núcleo de uma estrela anã branca localizada nas proximidades de nosso planeta parece estar passando por um processo de cristalização, transformando-se no que alguns meios de comunicação já apelidaram de “diamante cósmico”.
Um novo estudo de autoria de uma equipe de astrônomos liderada por Alexander Venner, da University of Southern Queensland, postula que a estrela HD 190412 C, a cerca de 104 anos-luz de distância, exibe características que a colocam “firmemente no espaço de parâmetros previsto para ser ocupado por anãs brancas passando por cristalização do núcleo”.
Com a estrela sendo encontrada no “conhecido sistema triplo HD 190412” localizado na “vizinhança solar”, os pesquisadores proclamam HD 190412 C como “a primeira anã branca cristalizada confirmada em um sistema semelhante a Sirius”.
“Finalmente, propomos que a descoberta deste sistema em apenas 32 parsecs sugere que sistemas semelhantes semelhantes a Sirius contendo cristalização de anãs brancas são prováveis de serem numerosos. Descobertas futuras podem, portanto, permitir testes mais fortes de modelos de cristalização de anãs brancas”, escrevem os pesquisadores.
Venner e seus colegas também expressaram esperança de que os resultados de seu trabalho “encorajem mais pesquisas com o objetivo de identificar e caracterizar novos sistemas contendo anãs brancas cristalizadas”.