O Cristo Redentor vai ganhar um centro de visitação para turistas em 2016. Segundo informações do O Dia, a previsão de entrega do espaço é julho, um mês antes dos Jogos Olímpicos do Rio. A obra, orçada em R$ 25 milhões, começará em 30 dias. O objetivo é diminuir as filas e dar conforto para quem espera para acessar o monumento.
O contrato de concessão para a empresa Paineiras-Corcovado é de 2012, mas o projeto para a construção do centro de visitação está parado desde 2013, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) contestou as autorizações da obra e exigiu as permissões do Ibama e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que foram concedidas este ano. O centro será construído no antigo Hotel Paineiras, de 1880 e que está fechado há 31 anos.
De acordo com Pablo Morbis, diretor do consórcio, o espaço terá bilheteria, centro de exposições permanentes, lojas de souvenis, sanitários e um restaurante panorâmico. Na área externa, está prevista a construção de uma lanchonete, um restaurante com buffet e um back bar.
As visitações ao Cristo Redentor vão continuar durante o período de obras. Entretanto, mas a recomendação é que os turistas comprem antecipadamente os bilhetes online e que evitem acessar o local de carro. “Só ouvem falar do Corcovado na alta temporada, quando reclamam das filas. Todos os pontos turísticos do mundo têm filas. Nós estamos tentando oferecer mais conforto”, disse o secretário municipal de Turismo, Antonio Figueira de Mello.