O senador Cristovam Buarque (PPS), que disputa mais um mandato no cargo, assumiu na segunda, 17, compromisso com catadores de lixo, de lutar, continuando no Senado, pelo fim do pagamento de impostos cobrados pelo GDF, embora a categoria seja isenta do tributo pela Lei dos Resíduos Sólidos.
Em reunião na Associação de Catadores Recicla Mais Brasil, que representa cerca de 35 famílias do Paranoá, Itapoã e Paranoá Parque, Cristovam Buarque também prometeu investigar os motivos que levaram o governador Rodrigo Rollemberg a suspender o apoio a esses profissionais desde que o Lixão da Estrutural foi fechado.
Segundo a presidente da cooperativa do Paranoá, Cristina Pereira, houve avanços no setor, mas há muitos pontos legais que o GDF não cumpre. “Pagamos muitos impostos que a Lei de Resíduos Sólidos nos isenta”, enfatizou.
Durante a reunião, Cristovam Buarque assinou carta compromisso com os catadores. Entre outros pontos, a carta diz que o senador, uma vez reeleito, vai lutar para assegurar que as tomadas de decisão em relação aos catadores considerem soluções que garantam sustentabilidade ambiental e à saúde humana em longo prazo.
Eles pedem também a regulamentação da imunidade tributária de todas as atividades dos catadores, principalmente na comercialização do material triado, na compra de equipamentos e na prestação de serviços diversos prestados pelos catadores.
A carta assinada por Cristovam também reivindica a universalização, no Distrito Federal, da coleta seletiva inclusiva (solidária), por meio da contratação das cooperativas e associações autogestionárias, formadas exclusivamente por catadores de materiais recicláveis para prestarem serviços públicos de coleta seletiva, triagem, educação ambiental e destinação correta dos recicláveis secos e orgânicos.
Os catadores pregam, ainda, a erradicação do trabalho de crianças e adolescentes na catação de resíduos sólidos, priorizando o atendimento destas em creches, escolas públicas em período integral e promovendo cursos de formação profissional para os adolescentes e jovens.
– Vocês terão todo o meu apoio. Com o voto de vocês quero ficar no Senado para agir junto ao GDF para o atendimento de suas reivindicações, que são mais que justas. Para isso também é importante a gente eleger Rogério Rosso governador, enfatizou o senador.
Cristovam Buarque ficou particularmente comprometido com a luta pela erradicação do trabalho de crianças e adolescentes na atividade. “A atividade de catador é tão digna quanto a de um senador. A questão é que lugar de criança, eu sempre disse isso e por isso criei, quando fui governador de Brasília, o Bolsa Escola”, concluiu.