Cruzeiro abre a porteira, faz 3 a 1 e aumenta drama do Vitória
Publicado
emCruzeiro demorou para marcar o primeiro gol no Vitória no Mineirão, mas quando fez, conseguiu emendar rapidamente outros dois para garantir o triunfo tranquilo por 3 a 1 na noite desta quinta-feira, no retorno das duas equipes ao Campeonato Brasileiro após a pausa para a Copa do Mundo. Alemão (contra), Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro marcaram os gols do atual campeão e líder da competição no confronto válido pela décima rodada. Ayrton descontou para os visitantes nos acréscimos.
O resultado manteve a vantagem cruzeirense na ponta da tabela, já que os comandados de Marcelo Oliveira chegaram aos 22 pontos, mantendo a distância de três para Corinthians e São Paulo. O Vitória segue com sete pontos, mas caiu para a vice-lanterna porque o Figueirense tem mais vitórias e o Coritiba tem um saldo de gols superior ao da equipe baiana.
Amplamente superior na etapa inicial, o Cruzeiro não conseguiu abrir o placar nos primeiros 45 minutos. A equipe comandada por Marcelo Oliveira mostrou boa organização no ataque, trocando bem passes e chegando com perigo até a meta do goleiro Wilson.
O arqueiro do Vitória teve que trabalhar logo aos 5min para evitar que o Cruzeiro saísse na frente. O camisa 1 defendeu uma cabeçada de Marcelo Moreno após um escanteio. Nas demais oportunidades criadas pelo clube mineiro, Wilson não precisou trabalhar, já que a pontaria dos atletas da equipe anfitriã não estava afinada.
O Cruzeiro continuou com a postura ofensiva na etapa complementar, mas só conseguiu abrir o placar por causa de uma falha coletiva da zaga do Vitória. Aos 17min, Everton Ribeiro fez um cruzamento despretensioso da intermediária para a área do clube baiano, mandando longe dos atacantes do time mineiro. Sozinhos, os zagueiros Kadu e Alemão se confundiram, e o segundo subiu de cabeça e desviou fora do alcance de Wilson, marcando contra.
Dois minutos depois, os anfitriões chegaram perto do segundo em um lance parecido, quando Ceará cobrou lateral direto para a área e Kadu tentou cortar de cabeça, mas acabou mandando no travessão do seu próprio time.
A defesa do clube baiano continuou a noite desastrosa aos 25min, quando Egídio forçou um cruzamento no limite da lateral esquerda, contou com escorregão de Kadu e viu Ricardo Goulart aparecer para concluir de cabeça, ganhando de Tarracha pelo alto e estufando as redes de Wilson. O meia-atacante cruzeirense marcou seu sexto gol no Brasileiro, se isolando na artilharia da competição.
Os mineiros precisaram de mais cinco minutos para ampliar a vantagem. Ricardo Goulart viu a infiltração de Éverton Ribeiro e lançou o meia na meia lua. De primeira, o camisa 17 emendou o chute à esquerda de Wilson, garantindo a vitória dos anfitriões.
Já nos acréscimos, Ayrton descontou em uma bela cobrança de falta, no ângulo direito de Fábio.
Na 11ª rodada, o Cruzeiro viaja a São Paulo para encarar o Palmeiras no Estádio Pacaembu, em partida marcada às 16h (de Brasília) do próximo domingo. O Vitória retorna a Salvador para receber o Corinthians no mesmo dia e horário.