Cruzeiro empata com Atlético e mantém a liderança em Minas
Publicado
emO primeiro clássico mineiro de 2015 entre Cruzeiro e Atlético acabou igual. Os finalistas da edição passada da Copa do Brasil jogaram pela sexta rodada e ficaram no 1 a 1, com gols do volante Rafael Carioca e do atacante Leandro Damião, respectivamente.
Com a igualdade deste fim de semana, os comandados de Levir Culpi aumentam a invencibilidade diante do arquirrival. Já são nove partidas sem perder para a equipe de Marcelo Oliveira. A última derrota foi em julho de 2013, por aquela edição do Brasileiro. O Cruzeiro chega a 14 pontos e se mantém na liderança do Estadual, enquanto, o Atlético ocupa a segunda colocação, com 13 pontos.
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, o que não quer dizer que houve qualidade, sobretudo na criação das equipes. Com defesas bem postadas, os comandados de Marcelo Oliveira e Levir Culpi encontraram dificuldades para armar jogadas. O mandante apostou em Arrascaeta e Willian para municiar Leandro Damião, mas a dupla não foi eficiente.
Sem as suas principais armas ofensivas para atual temporada – os argentinos Dátolo e Lucas Pratto – e a válvula de escape da defesa – Marcos Rocha –, o Atlético teve que apostar em Patric, Cesinha e Dodô. O trio, no entanto, não manteve a qualidade dos titulares e pouco acrescentou.
Nos 45 minutos iniciais, a principal chance do jogo saiu da cabeça de Jemerson. O zagueiro aproveitou escanteio cobrado por Dodô e cabeceou firme, exigindo excelente intervenção do goleiro Fábio.
Na volta do intervalo, as equipes mantiveram a inoperância ofensiva, apesar da correria dos atacantes. Não é à toa que pouco tempo depois Marcelo Oliveira sacou o uruguaio Arrascaeta e Willian para as entradas de Alisson e Judivan, respectivamente.
Diante da necessidade de melhorar a criação de sua equipe também, Levir Culpi também realizou alterações na linha de frente. Maicosuel e Danilo Pires substituíram Cesinha e Dodô e mudaram a forma de o visitante jogar.
E as mudanças do treinador foram fundamentais para a evolução técnica do Atlético. A dupla iniciou o lance que acarretou no gol marcado por Rafael Carioca. Mas não foram apenas os dois que contribuíram. O goleiro Fábio também cometeu um erro ao sair jogando e entregou a posse para o arquirrival.
As primeiras substituições de Marcelo Oliveira não foram fundamentais para a exibição do Cruzeiro, mas Joel foi acionado aos 37 minutos do segundo tempo e ajudou o time a conquistar o empate. O camaronês rolou a bola para Leandro Damião estufar a rede de Victor.