No mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, a campanha Março Lilás alerta para a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Com objetivo de conscientizar sobre a necessidade e importância do diagnóstico precoce e promover ações preventivas, o Instituto Ozônio Derme, em parceria com a Central Única das Favelas, ofereceu consultas e exames de prevenção do cólon de útero e mama, gratuitamente, para mulheres em vulnerabilidade social.
Além da iniciativa com foco na prevenção da doença, mulheres atendidas pela Central em regiões como Sol Nascente, Estrutural, Riacho Fundo, Taguatinga, Pôr do Sol e Varjão, foram presenteadas com tratamentos estéticos e uma bela maquiagem com direito a registros fotográficos profissionais. Durante a ação, um bate-papo, comandado pela sexóloga e terapeuta sexual, Talita Bittencourt, abordou importantes temas como o amor próprio e a sexualidade.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira e está associado ao vírus HPV (Papilomavírus Humano), responsável por cerca de 70% dos cânceres cervicais. Por isso, a vacinação contra o HPV, disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas a partir entre 9 e 14 anos, é tão importante para a prevenção da doença.
Na luta contra o aumento de casos, exames preventivos também são grandes aliados. A realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade deste tipo de câncer.