Durante o verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados. A exposição solar aumenta e acentua os riscos de manchas no corpo e, até mesmo, o surgimento de Melasma, que são manchas acastanhadas na face, sem forma definida, que surgem em áreas expostas, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e buço. A condição é mais frequente em mulheres.
Segundo a dermatologista Fernanda Seabra, as causas mais comuns do Melasma estão relacionadas ao uso de anticoncepcionais, gestação, luz visível, predisposição genética e, principalmente, exposição solar. O Melasma se acentua ainda mais no verão, devido a exposição solar e ao calor. Por este motivo, a dermatologista reafirma a importância do uso do filtro solar.
“O ponto de partida para a prevenção é a proteção contra os raios ultravioleta e a luz visível. Significa que a luz do computador, a iluminação da sala de trabalho, de casa e, principalmente, a luz do sol podem manchar a pele. Por este motivo, é necessário que o filtro solar contenha proteção física e química, FPS alto e seja de amplo espectro, atuando na faixa UVA e UVB. Todas as medidas que evitem a exposição solar devem ser estimuladas, como uso de roupas com proteção UV, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. O uso do protetor solar deve ser feito mesmo em dias nublados ou chuvosos”, explica Fernanda Seabra.
O Melasma não tem cura, mas algumas medidas podem ser adotadas para clarear, estabilizar e impedir o retorno da pigmentação. “Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e a luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings e as aplicações de luzes ou lasers. É importante salientar, entretanto, que o tratamento do Melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte. Por isso, no verão, é importante sempre ter na bolsa o protetor solar, um creme antioxidante que ajuda contra o foto-envelhecimento e hidratante facial e corporal”, conclui a dermatologista.