Notibras

‘Cuidado, Irã. Nossos aviões chegam aí logo’

Ao se referir nesta terça, 9, às ameaças de Teerã para destruir Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu advertiu o Irã que está dentro do alcance dos aviões israelenses. “O Irã recentemente tem ameaçado a destruição de Israel. Deve se lembrar que esses aviões podem chegar a qualquer lugar do Oriente Médio, incluindo o Irã e, certamente, a Síria”, disse.

Os comentários vêm depois que Mojtaba Zolnour, presidente da Comissão Nacional de Segurança e Política Externa do Parlamento iraniano, alertou na entrevista concedida na semana passada à rede Al-Alam, em árabe, que se os EUA atacarem o Irã, “apenas meia hora” permanecerá da vida de Israel ”.

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, disse à Herzliya Conference que o Estado judeu está se preparando para o possível envolvimento militar no caso de uma escalada no impasse político entre o Irã e os EUA. Ele destacou “cálculos equivocados do regime [iraniano]” que ele alegou que podem provocar uma “conflagração militar” na região do Oriente Médio.

“Devemos estar preparados para isso e, assim, o Estado de Israel continua a se dedicar à construção de seu poderio militar para o evento que terá que responder a cenários de escalada”, apontou Katz.

Isso ocorre em meio a relações congeladas entre Israel e Irã, com o Estado judeu acusando repetidamente o Irã de estabelecer uma presença militar permanente na Síria .

As Forças de Defesa de Israel (IDF) vêm realizando ataques aéreos contra o que alega serem alvos militares iranianos na Síria, enquanto Teerã argumenta que só enviou conselheiros militares a Damasco para ajudar a combater o terrorismo. O Irã, que nega o direito de Israel a existir, também aumentou sua retórica contra Israel, prometendo apagá-lo do mapa político.

Sair da versão mobile