Sem tempo para comer e se enchendo de comidas congeladas? Temos uma má notícia: você não está no melhor caminho. Doces, comidas congeladas, fast food, frituras, refrigerantes e todo o resto de “o que não mata, engorda” são verdadeiras tentações do nosso cotidiano.
O grande problema é que ter uma alimentação baseada em junk food é uma verdadeira armadilha. O ideal é que o ser humano consuma 2000 miligramas de sódio e uma refeição numa hamburgueria já bate essa quantidade na hora.
O resultado na sua saúde, você já pode imaginar:
Aumento do colesterol e triglicérides;
Aumento da pressão arterial, o que potencializa o risco de doenças no coração;
A baixa quantidade de fibras contida nesses alimentos resulta em vários problemas intestinais, inclusive prisão de ventre;
Risco de diabetes;
Sistema imunológico enfraquecido devido à falta de nutrientes e vitaminas.
Mas e a sua saúde mental?
Muitas vezes, o nosso corpo reflete o nosso interior. Quando um não está bem, o outro acaba seguindo o mesmo ritmo e vice-versa. Por isso, uma vez que você não esteja com a sua saúde em dia devido à má alimentação, vai perceber o cansaço, a preguiça e o mau humor te dominando. Com isso, você se tornará menos produtivo e consequentemente mais infeliz. Ter um corpo saudável significa estar um passo mais perto da harmonia corpo x mente.
A solução
Ninguém está dizendo para você abolir o junk food da sua vida, afinal, como resistir a um doce num dia estressante ou àqueles salgadinhos de festa? O melhor caminho é o equilíbrio: fazer da alimentação saudável sua principal fonte de energia e deixar as besteirinhas mais para o fim de semana. Leve marmita para o trabalho, encontre um disk comida caseira, dê o seu jeito. Invista em hortaliças, carnes, verduras, ovos, proteína vegetal, leite e frutas. Isso garantirá a sua saúde, disposição, bem-estar, e principalmente o cuidado com o seu próprio corpo, afinal, ele é o seu templo e é seu dever cuidar bem dele.