Notibras

Curitiba assume o lado de túmulo com zumbi nas ruas

Nem a chuva nem o frio impediram que uma horda de zumbis tomasse conta das ruas do centro de Curitiba neste domingo (15) de Carnaval. Cerca de 10 mil pessoas, segundo a Guarda Municipal, compareceram à Zombie Walk, que propaga o slogan que o “Carnaval em Curitiba é um horror”.

Sem pipoca, cordão ou abadá, os foliões divertiram-se ao som de rock e ao simular uma invasão de mortos-vivos na capital paranaense. Fantasias tradicionais ganharam detalhes macabros, como feridas abertas, tiro na testa e facadas no peito. Vestida de Alice [do País das Maravilhas], Tábata Gabriele da Silva Vidal, 14 anos, tinha cartas de baralho fincadas pelo corpo. “É da hora! Minha mãe ajudou a me arrumar”, conta.

O evento também contou com a participação de famílias inteiras. Emerson Assai e Gabriela Cardoso levaram os cinco filhos, com idades entre 1 e 8 anos, para curtir o festival de monstros. “Eles gostam de filme de terror. Queremos proporcionar a eles o contato com uma cultura diferente, fora do Carnaval típico”, diz a mãe, que levou a família pela segunda vez.

“Ela que queria vir e a trouxemos. No ano passado, viemos sem fantasia. Assim, ela sai um pouco do mundo de fantasia das crianças e encara um mundo adulto”, conta Leni de Souza Tocardi, que participou fantasiada de bruxa junto da filha Kemili Beatriz, 5 anos.

A concentração dos participantes começou por volta do meio-dia, na Boca Maldita, centro da cidade. Quem não foi caracterizado, teve a oportunidade de fazer maquiagem na hora.

Às 14h, o cortejo partiu em direção ao Paço Municipal e à praça Dezenove de Dezembro, com motoqueiros do motoclube Hells Angels à frente. Um flashmob ao som de “Thriller”, de Michael Jackson, no meio do percurso, animou os foliões.  Aos gritos e sustos, o trajeto de cerca de um quilômetro foi percorrido em aproximadamente duas horas.

O evento chega a sua oitava edição neste ano, a sétima durante o Carnaval. A Zombie Walk Curitiba é promovida desde 2008, quando reuniu apenas 25 pessoas. Em 2014, segundo os organizadores, o público estimado foi superior a 20 mil zumbis.

Sair da versão mobile