O Santos se redimiu com a torcida após a goleada sofrida para o Penapolense no último jogo no Campeonato Paulista. Nesta quinta-feira, o clube alvinegro derrotou o Atlético Sorocaba por 2 a 1 na Vila Belmiro, em partida válida pela nona rodada do Estadual. O centroavante Leandro Damião marcou o primeiro gol do time da casa, encerrando o breve período sem balançar as redes desde que estreou pela equipe.
O resultado levou o Santos aos 22 pontos, suficientes para a manutenção da liderança isolada do Grupo C da competição. O clube do interior, por sua vez, segue na lanterna do Grupo A, com cinco pontos.
Desfalcado do zagueiro Gustavo Henrique, expulso contra o Penapolense, e do volante Alan Santos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Santos iniciou a partida com os garotos Jubal e Leandrinho, respectivamente, nas funções táticas. Sem criatividade, o time da casa até levou perigo para o goleiro Deola em jogadas pelo alto, mas infiltrou a área adversária em poucas ocasiões.
Para a segunda etapa, o técnico Oswaldo de Oliveira ousou ao tirar Leandrinho e colocar o jovem Gabriel Barbosa, mudança que resultou em mais produção ofensiva e, consequentemente, mais espaço para contra-ataques da equipe visitante. Logo no primeiro minuto, a alteração surtiu o efeito desejado pelo treinador.
A jogada do gol começou com um lançamento do zagueiro Neto na ponta direita. O lateral Cicinho recebeu livre e cruzou a meia altura para Geuvânio, que tentou emendar de primeira e acabou entregando na cabeça de Leandro Damião, que após quatro jogos desencantou e marcou pela primeira vez com a camisa alvinegra.
O time da casa continou produzindo bem no ataque, desperdiçando oportunidades com Thiago Ribeiro e Gabriel, mas os descuidos com o setor defensivo permitiram que o Atlético Sorocaba contragolpeasse com eficiência, igualando o marcador aos 26min com Danilo Alves e quase arrancando a virada no minuto seguinte.
O Santos retomou a vantagem nos acréscimos, em jogada de bola parada. Gabriel sofreu uma falta do lado direito da intermediária, Thiago Ribeiro cobrou a infração e Cícero completou de cabeça, selando a sétima vitória santista na competição, quarta em casa.
Na décima rodada, o Santos enfrenta o São Paulo no Estádio Morumbi, enquanto o Atlético Sorocaba vai a Jundiaí encarar o Paulista.