Lula vai nomear ao longo do ano três novos ocupantes de cadeiras nas Cortes Superiores. Duas no Supremo Tribunal Federal e uma no Superior Tribunal de Justiça. As vagas estão sendo abertas com as aposentadorias de três ministros. No caso do STF, o presidente escolhe nomes que são sabatinados pelo Senado. Já para o STJ, o petista nomeia diretamente alguém de uma lista tríplice, produzida pelos ministros da Corte, que escolhem três de um total de seis originalmente indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil.
Um dos nomes para as duas cadeiras do Supremo será conhecido até maio. Somente em meados de agosto será conhecido o segundo nome do STF e o do STJ. Nesse último caso, a OAB acaba de abrir a lista de candidatos à vaga. Três advogados já colocaram seus nomes: Henrique Ávila, André Godinho e Daniela Teixeira. A Ordem espera encaminhar a lista sêxtupla ao STJ entre abril e maio.
Das candidaturas postas para o STJ, a aposta maior é em Daniela Teixeira. Motivos não faltam, a começar por seu currículo, um dos mais completos de quem atua no campo do Direito. Não bastasse isso, é conselheira federal da OAB, e – ponto para ela, tipo pule de 10 -, foi vetada para o cargo por Jair Bolsonaro em 2019. Naquele ano, a advogada era a primeira da lista tríplice. Para riscar o nome, o ex-presidente usou como argumento o fato de Daniela ser uma suposta ativista petista.
Daniela é nascida em Brasília, onde seus pais chegaram antes de a capital ser inaugurada, recebendo o título de candangos. Ela atua na área há mais de 25 ano e tem trânsito livre em todos os tribunais Superiores. É especialista em Direito Econômico e em Direito Penal, além de ser mestre em Direito.
O STJ é composto majoritariamente por ministros (de 33 cadeiras, apenas quatro são ocupadas por ministras). A coroação por sua atuação na área do Direito deve vir pelas mãos de Lula. Até porque, não é toda profissional que é homenageada pela Câmara dos Deputados, como é o caso de Daniela Teixeira, com a Medalha Mulher Cidadã Carlota Queiroz, pela sua luta em prol das mulheres.