O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua terceira passagem pelo Palácio do Planalto, ainda não é considerado péssimo. Mas está bem ruinzinho, segundo avaliação do eleitor brasileiro, que veio à tona em pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta, 21. Sobre a administração do petista ser favorável ou desfavorável, há (respeitada a margem de erro) um empate técnico: a reprovação é de 33%, contra 35 por cento de aprovação, mostra o instituto.
A nova pesquisa, que segue dados semelhantes aos de outros levantamentos feitos ao longo do mês, acendeu de vez o sinal de alerta no governo. Aliados do presidente não têm língua presa quando defendem uma ação de choque para mostrar que o governo vem fazendo, embora a conta-gotas, o que foi prometido durante a campanha de 2022. O que salva um pouco é o índice de ‘governo regular’, sugerido por 30% dos entrevistados. Outros 2% preferiram não se manifestar.
A pesquisa, de forma presencial, ouviu 2.002 eleitores entre terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, em 147 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. Em comparação com a pesquisa anterior do próprio Datafolha, realizada no início de dezembro, a aprovação do governo Lula recuou 3%, mesmo índice de rejeição. São números que ainda não deixam o Palácio do Planalto em polvorosa, mas mantém muita gente com a pulga atrás da orelha.