Curta nossa página


Psicologia sem culpa

De Absinto Pioneiro, lá de Carlos Gomes, a Lara Pia

Publicado

Autor/Imagem:
Edna Domenica - Foto Produção Irene Araújo

Esta é uma história bem brasileira circunscrita sob a máxima: “Sabe com quem você está falando?”. A narrativa da saga começa com a fundação de um pequeno povoado por alguns pioneiros. Em 1873, deu-se a fundação de uma localidade que outrora fora reconhecida pelo nome de seu rio.

Dentre os prováveis fundadores está (segundo ele próprio) Absinto Machado de Alencar, primo de José de Alencar. Por esse motivo passa a se apresentar como Absinto Pioneiro Machado de Alencar. Por ser politicamente correto, posteriormente, sugere às demais autoridades da época que o local seja chamado pelo nome de um músico brasileiro, já que é de bom tom valorizar as artes nacionais, em especial a ópera.

Absinto Pioneiro sugere ainda que a data oficial para celebrar a fundação da localidade seja o dia 16/02/1873, data da apresentação da Ópera “Fosca”, de Carlos Gomes.

Por obra de pedido a um assessor de D. Pedro II, durante o baile da Ilha Fiscal, o pioneiro consegue articular o necessário cartucho para incorporar o nome da cidade ao de sua família. Tal autorização é promulgada na véspera da proclamação da República.

Em nove de novembro de 1889, o fazendeiro Absinto Pioneiro Machado de Alencar vai ao último baile do império (na Ilha Fiscal) e pede a um assessor de D. Pedro II a autorização para incorporar o nome do município ao seu nome e da família, sendo atendido na véspera da proclamação da República. Ou seja, em catorze de novembro de 1889, passa a se chamar Absinto Pioneiro Machado de Alencar Carlos Gomes.

Passam-se anos marechais… Passam-se décadas republicanas até que, em 24 de outubro de 1930, o jornalista José Machado de Alencar Carlos Gomes (sobrinho de Absinto Pioneiro) noticia na Gazeta de Carlos Gomes o Golpe de estado, e o fim da República Velha.

Em 19/08/1943, na biblioteca de Carlos Gomes, em solenidade comemorativa do centenário do conto O gato preto de Edgar Alan Poe, o vereador Absinto Machado de Alencar Carlos Gomes é avisado de que sua mulher está dando à luz aos gêmeos Esaú Absinto Machado de Alencar Carlos Gomes e Jacó Absinto Machado de Alencar Carlos Gomes.

No dia seguinte, em páginas diferentes da Gazeta de Carlos Gomes são noticiadas as atrocidades da Segunda Guerra do século XX e o nascimento dos dois bisnetos de Absinto Pioneiro Machado de Alencar Carlos Gomes.

Em 1950, os gêmeos entram na escola e vão ser colegas de Curvelo de Assis. Lembram-se dele? Devem lembrar-se, porque cedo ou tarde todos percebem que suborno e delação são frequentes, que cada um tem seu preço e que muitos acabam se vendendo.

Em vinte e quatro de agosto de 1954, no mesmo instante em que foi noticiada, pelo rádio, a trágica morte do presidente, na prefeitura de Carlos Gomes, o prefeito Absinto Machado de Alencar Carlos Gomes é avisado de que sua mulher está dando à luz à menina Maria Alzira Vargas de Alencar Carlos Gomes. Em vinte e um de abril de 1960, a família Carlos Gomes comparece à solenidade da fundação deBrasília. Nesse mesmo ano, os gêmeos votam pela primeira vez.

Em 1962, Esaú Absinto e o irmão gêmeo Jacó Absinto apaixonam-se por Flora de Assis que morre de amor, precocemente. Na noite após a missa de sétimo dia, Esaú Absinto tem um sonho que considera um chamamento e entra para o seminário. Jacó Absinto apoia-se em colegas e formam uma banda de rock.

Em 31/03/1964, ocorre um golpe militar, no Brasil. Após esse evento, Esaú Absinto Machado de Alencar Carlos Gomes deixa o seminário, termina a graduação em Filosofia e vai pra Europa onde conhece Frei Tito.

Em 16/02/1973, Esaú Absinto retorna ao Brasil para a solenidade de comemoração do Centenário de Carlos Gomes. Após o evento, numa excursão nacional, conhece a bela Iracema de Alencar e mantém com ela um namoro. Em 16/02/1975, casam-se e vão morar em Brasília.

Em janeiro de 1980, Esaú Absinto retorna para Carlos Gomes com a esposa Iracema que dá à luz a uma menina e falece logo em seguida. Um nascimento, em 01/02/1980, um enterro em 02/02/1980… Mas o tio Jacó Absinto (que não tem filhos e nem terá, até o fim dessa história) por direito de padrinho, escolhe o nome da sobrinha, batizando-a de Lara Pia. Escolhe Lara em homenagem à personagem do filme Doutor Jivago, e Pia – feminino de pio que como adjetivo quer dizer “benigna”, para levantar o astral da criança frente às circunstâncias negativas de seu nascimento.

Mas, logo ao entrar na escola, Lara Pia descobre que seu nome é objeto de trocadilho e gozações de colegas e até de funcionários da escola, em referência a alguns membros de sua família serem responsáveis por alguma negociata larápia, algum crime do colarinho branco, algum uso de informação privilegiada. Tais injustiças deixam a menina traumatizada, até ser curada num grande templo por obra de uma líder religiosa versada em transportes corporais de dólares para o exterior.

No final de 2014, encontramos os gêmeos morando novamente no antigo e decadente solar da família. Jacó está divorciado e não teve filhos. Esaú está viúvo e a única filha dele deixou a próspera Carlos Gomes.

Os deputados federais eleitos em 2014 para o mandato 2015-2018 tomam posse em 01/02/2015, e junto com eles está Lara Pia Carlos Gomes. Em 2016, seus 366 coleguinhas e mais Lara Pia votam a favor do impeachment da presidente.

Lara Pia se reelege e continua a expandir seu rol de amizades. Em junho de 2019, Lara Pia ajuda uma colega deputada a contratar o funcionário ideal para resolver uma pendenga conjugal que demandava pulso firme, boa mira e fé (fé demais) no gatilho!

Sobre a solidariedade de Lara Pia ninguém fica sabendo, já o mesmo não acontece com Flordelei. Mas o que conta mesmo é a imunidade prisional a parlamentares e o apoio da igreja. Afinal, é tudo obra do diabo e não das deputadas.

Três dos cinco empregados do velho solar morrem de Covid 19, em 2020, deixando órfãos que a família Machado de Alencar Carlos Gomes ignora até hoje.

No início de fevereiro de 2021, os gêmeos Esaú Absinto e Jacó Absinto furam a fila da vacina contra a COVID 19. Graças à lei do Gerson, sobrevivem.

Em 19/08/2023, em meio às comemorações do bicentenário do lançamento do conto O Gato Preto, de Edgar Allan Poe – um estudo da psicologia da culpa – os habitantes de Carlos Gomes testemunham uma dupla eutanásia: a dos gêmeos Esaú Absinto e Jacó Absinto.

De resto, só sei que foi assim que a saga da família Carlos Gomes reuniu fatos históricos, musicais e literários… Sob a égide da psicologia sem culpa.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.