Notibras

Dê um jeito na casa antes que o Natal chegue

Gabi Oliveira, Edição

Quer uma boa desculpa para resolver todos os reparos que merecem atenção em casa? Há coisas que você pode fazer às vésperas do fim de ano, sugere reportagam da Casa e Jardim assinada por Stéphanie Durante.

São indicações de limpeza, pintura, manutenção e outros artifícios que deixarão seu ninho pronto para tudo o que você tiver vontade de fazer: festas, pequenas recepções ou simplesmente curtir a família em paz.

Paredes em dia
Pintura não é para a vida toda. Em uma casa, o “prazo de validade” fica em torno de dois anos, quando as paredes começam a amarelar e a exibir as marcas dos móveis. Se não for possível realizar uma nova pintura, tente limpar com água, detergente e esponja macia. Só não esfregue com muita força para não danificar o acabamento, principalmente nas superfícies foscas. Se as paredes apresentam mofo, pulverize uma mistura de água sanitária e água limpa em partes iguais.

Deixe secar por uma hora e esfregue o local. Repita a operação, espere 24 horas e somente depois aplique a nova tinta. Na pintura de espaços internos, é preciso decidir pela aparência final das paredes: fosca, semibrilho (toque de seda) ou brilhante. Mas lembre que a cobertura com brilho exige uma superfície bem-acabada, pois entrega todas as imperfeições. Quer aplicar cores? Faça primeiro um teste de tons.

Desenhe quadrados de 50 x 50 cm com as tonalidades escolhidas e observe-as em diferentes horas do dia antes de tomar a decisão final. A maior parte das tintas disponíveis no mercado pede um intervalo de 4 horas entre as demãos e tem cheiro quase imperceptível. Assim, é possível transformar um ambiente de um dia para o outro.

Uma nova chance
Você tem uma cômoda velhinha, com gavetas emperradas? Ou uma cadeira de palhinha que já teve dias melhores?

Aproveite para dar uma repaginada nesses móveis que, apesar da aparência desgastada, têm muito potencial. Tecidos adesivos, pinturas especiais, marceneiros e restauradores são capazes de operar milagres em peças como essas.

Embora seja trabalhoso recuperar um móvel, a sensação de dar uma nova vida a algo até então esquecido é muito prazerosa.

Pequenos consertos
A lâmpada que está queimada há meses, o buraquinho que ficou no lugar antes ocupado por um quadro, a pontinha descolada do papel de parede…

É hora de colocar a mão na massa e deixar tudo em ordem. Para facilitar, faça uma lista dos reparos e separe os materiais necessários.

Tire um dia para realizá-los de uma vez ou contrate um “marido de aluguel”.

Efeito de destaque
Outra ideia rápida, simples e com efeito transformador é usar papel de parede. Vale aplicar em um cômodo todo ou só em uma parede.

“Neste caso, escolha a parede que tem mais destaque no ambiente, aquela que você vê assim que entra no espaço”, explica a arquiteta Selma de Sá. Para quem não gosta muito de cores fortes ou estampas marcantes, é melhor investir em modelos com cores neutras e textura.

“Gosto de criar sobreposições, usando quadros, pratos e outros objetos decorativos. Só tome cuidado para que os elementos não disputem a atenção com o modelo de papel escolhido”, diz ela.

Sair da versão mobile