A direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) terá que submeter à executiva nacional da Federação Brasil da Esperança (FeBrasil) o seu posicionamento em relação às eleições municipais deste ano em Campina Grande. Nesta segunda-feira (17), a executiva nacional do PT anunciou sua decisão oficial de apoiar a pré-candidatura do médico Jhony Bezerra (PSB) à prefeitura da cidade.
“Essa é decisão interna do PT, mas ainda tem a instância da Federação”, alerta a presidente estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba, Gregória Benário, que também preside a executiva estadual da FeBrasil paraibana. Além do PCdoB, a Federação Brasil da Esperança é composta pelo PT e pelo Partido Verde, e, por esse motivo, as três legendas partidárias têm que caminhar juntas no processo eleitoral nas eleições de outubro deste ano.
A decisão do PT que aponta a pré-candidatura de Jhony Bezerra em Campina Grande – ele é ex-secretário da Saúde do governo do PSB na Paraíba – está em um documento expedido pelo comando nacional petista em 15 cidades do país, todas com mais de cem mil habitantes. Nessa resolução interna do PT, os diretórios locais do partido estariam autorizados a negociarem onde for necessário para a indicação dos nomes que concorrerão aos cargos de vice e para “eventuais ajustes na chapa de candidaturas proporcionais, conforme o número de vagas definidas pelo PT”.
“Em caso de substituição de candidatos já homologados por renúncia, morte, inelegibilidade, indeferimento ou cancelamento de registro, a comissão executiva municipal, em conjunto com o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) Nacional, comunicará a escolha dos substitutos”, diz o documento petista.
No dia 4 de maio deste ano, os dirigentes municipais de Campina Grande do PCdoB, PT e PV, que integram Federação Brasil da Esperança, mantiveram um encontro com o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), quando entregaram um documento demonstrando a leitura do atual cenário político e eleitoral na cidade de Campina Grande e, praticamente, consolidaram o nome do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) como pré-candidato a prefeito do município. Estiveram reunidos com o governador os presidentes municipais Glauce Jácome (PCdoB), Hermano Nepomuceno (PT) e Washington Pessoa (PV), além do próprio deputado estadual Inácio Falcão.
Na Paraíba, desde 11 de abril deste ano, a Federação Brasil da Esperança passou a ser oficialmente presidida pelo Partido Comunista do Brasil, sob o comando da presidente estadual do PCdoB, Gregória Benário. Em Campina Grande, a FeBrasil tem à frente Glauce Jácome. Em fevereiro deste ano, a presidente nacional do PCdoB, ministra Luciana Santos, assumiu o comando da Federação Brasil da Esperança.