A Defensoria Pública da União (DPU) entrou neste sábado, 6, com um pedido de liminar na Justiça Federal para que o Ministério da Saúde volte a divulgar imediatamente os números completos diários sobre coronavírus até 19h. O governo passou a liberar as atualizações sobre a pandemia no Brasil apenas às 22h, e retirou informações essenciais no site oficial da doença, como o número total de casos e óbitos.
A solicitação da Defensoria inclui todas as informações sobre os casos já registrados de covid-19 até o momento e que vinham sendo normalmente fornecidas. Na ação, a DPU afirma ser dever público “informar correta e adequadamente à população todos os atos adotados no combate à disseminação da doença”.
Para a DPU, “Não pode qualquer chefe do poder executivo, federal, estadual ou municipal, escolher ou não tomar providências de enfrentamento ao coronavírus. Isto é um dever do administrador público. Do mesmo modo que é um dever informar correta e adequadamente à população não só sobre as medidas que as pessoas devem adotar para evitar sua contaminação e a dos demais, mas também todos os atos adotados pelo poder público no combate à disseminação da doença”, diz a Defensoria.