Notibras

Defensoria Pública cria núcleo especial para atendimento à população de Planaltina

A Defensoria Pública do Distrito Federal inaugurou, nesta sexta-feira (28), um novo núcleo de assistência jurídica em Planaltina. O espaço, com 357,78 metros quadrados, tem capacidade para até cem atendimentos diários, 20 a mais do que nos dois antigos locais — instalados em salas na promotoria de Justiça e no Fórum da região. A unidade abrirá de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, e contará com equipe de 35 pessoas.

O defensor público-geral do DF, Ricardo Batista Sousa, afirma que a área, por ser mais ampla e moderna, vai melhorar a qualidade do serviço prestado. O local fica em um prédio alugado na entrada da região e proporciona facilidade de acesso. “Nosso objetivo é trazer mais dignidade à população de Planaltina, formada em sua maioria por pessoas carentes”, afirma o defensor público.

Desde o início do ano, este é o quinto posto da Defensoria inaugurado. Os demais funcionam em Sobradinho, na Câmara Legislativa do DF, na Casa da Mulher Brasileira e no Paranoá. “A entrega dessas unidades à população é fruto do esforço dos trabalhadores da instituição”, explica Ricardo Batista.

O subsecretário da Defensoria Pública do Distrito Federal, João Ricardo Arcoverde Moraes, disse que a mudança teve custo zero, pois os móveis e os equipamentos foram apenas transferidos dos outros locais para as novas instalações. “Devolvemos a sala da promotoria e a do Fórum será ponto de apoio para o recebimento de processos”, acrescentou Moraes.

O órgão autônomo do governo vai desembolsar R$ 15 mil mensais para o pagamento do aluguel. O Núcleo de Planaltina atende demandas na área de família, cível, juizados especiais, criminal, tribunal do júri e violência doméstica.

Kelly Crosara, Agência Brasília

Sair da versão mobile