O Sistema de Alerta e Alarme para chuvas forte já foi instalado em São Gonçalo. As 25 sirenes permitem a emissão do aviso sonoro que alerta a população sobre as chuvas. Nesta segunda-feira (12), o subsecretário e comandante da Defesa Civil, coronel Adilson Alves de Souza, acompanhou o trabalho de divulgação e panfletagem informativa no bairro Zumbi. O projeto faz parte do programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro, que contempla municípios mapeados com o aval do Departamento de Recursos Minerais (DRM).
O prefeito Neilton Mulim enalteceu o trabalho da Defesa Civil. “A implantação dessas sirenes irá diminuir as consequências de problemas como enchentes e deslizamentos de terra. É muito importante o trabalho de prevenção, informação e alertas. Nossa expectativa é que as comunidades se sintam mais seguras, pois nos períodos chuvosos essa ferramenta poderá salvar vidas”, ressaltou o Prefeito.
O novo sistema de alerta irá informar a população sobre o nível elevado de chuvas. Se a situação for mais grave, a Defesa Civil dará um alerta pelo sistema de sirene. Neste caso, os moradores devem se dirigir para os locais de apoio, que estão sendo definidos nas comunidades. Se a sirene tocar, as pessoas devem reunir a família, pegar documentos e remédios necessários, desligar a chave da luz e o gás, e não voltar à casa se não tiver autorização da Defesa Civil.
Em uma visita a Escola Estadual Municipalizada Coronel Amarante, no Zumbi, o coronel Adilson Alves, ressaltou que o principal objetivo dessa divulgação é capacitar a comunidade e especificar a rota de segurança e seus pontos de apoio. “Estamos realizando um trabalho de divulgação em todos os bairros de São Gonçalo. Nosso objetivo é mostrar a eficiência do sistema de alertas e fazer com que a população interaja com o trabalho da Defesa Civil”, afirmou o subsecretário.
Essa é mais uma parceria da Prefeitura com o governo estadual. Ao todo, 25 sirenes foram instaladas e 20 pluviômetros já estão em funcionamento nos bairros Itaúna, Nova Grécia, Zumbi (2), Pita, Novo México, Tenente Jardim, Engenho Pequeno (4), Boa Vista, Venda da Cruz, Patronato, Porto Novo, Covanca, Gradim (2), Sete Pontes (2), Vista Alegre, Arsenal, Mutuaguaçu, Lindo Parque e Laranjal.
Para o morador Marcos de Abreu, o procedimento usado pela Defesa Civil para evitar as tragédias na comunidade será um sucesso. “É muito importante essa interação da Defesa Civil com a comunidade. É muito bom sabermos que a partir de agora teremos um equipamento de alerta para evitar tragédias em nosso bairro”, declarou.
Adilson Alves informou ainda que além do equipamento, é importante a participação da população. Os moradores de áreas consideradas de risco já estão recebendo a capacitação por meio do programa da Defesa Civil.