Conversando vai
Deixe de mesmice e rotina e apimente a cama
Publicado
emMarta Nobre, Edição
Nem sempre é fácil perceber que a vida sexual de um casal caiu na rotina: os sinais existem, mas é comum que os parceiros não os percebam. Porém, uma coisa é certa: acomodar-se nessa situação pode prejudicar – e muito – o relacionamento.
“Geralmente, o sexo cai na rotina porque o casal se acomoda e deixa de dialogar, o que interfere na intimidade e na vida erótica de ambos. Como consequência, há um desgaste no relacionamento, o casal passa a fazer sexo com menos frequência e pode haver um rompimento no futuro”, diz Cátia Damasceno, especialista em sexualidade feminina e criadora do projeto Mulheres Bem Resolvidas.
A boa notícia é que há remédio para os danos causados pela monotonia sexual. “Primeiro, é importante não culpar apenas uma pessoa do casal pela situação”, alerta Cátia, que recomenda também que os parceiros procurem novos lugares para ter relações sexuais, seja em um motel diferente ou durante uma viagem, e que melhorem o diálogo em torno do assunto.
Mas, antes disso, é preciso reconhecer que o sexo caiu na rotina. Confira abaixo 5 sintomas do sexo monótono:
1. Vocês perderam o humor:
“O humor é fundamental para manter o relacionamento saudável. A rotina faz com que o casal não se divirta mais junto”, explica Cátia Damasceno.
2. Diminuiu a frequência:
Quando o sexo deixa de ser prazeroso, é comum que o casal se acostume a ter menos relações. Isso acontece porque o sexo deixa de ser prioridade na vida dos parceiros, que passam a lançar mão de justificativas como cansaço, excesso trabalho ou cuidado com filhos.
3. Com que se beijam:
“O beijo é importante – e não apenas na hora do sexo”, alerta Cátia. Mas lembre-se: não vale contar como beijo os “selinhos” automáticos do dia-a-dia, que geralmente acontecem ao acordar, ao chegar em casa e antes de dormir. Se os parceiros não se beijam mais, é preciso ter mais cuidado com a relação.
4. Trabalho no quarto:
Se a sua vida sexual não está uma maravilha, que tal reavaliar o uso de computador, celular ou tablets na cama? “Cama é lugar sagrado”, lembra Cátia. O excesso de e-mails e mensagens trocados dentro do quarto podem estar escondendo problemas eróticos entre o casal.
5. Caíram na mesmice:
É comum que, no início do relacionamento, os casais se esforcem para sair da rotina, seja inovando nos passeios dos finais de semana, viajando mais ou procurando novos lugares para ter relações sexuais. Se isso deixar de acontecer com o tempo, é muito provável que a vida erótica seja afetada negativamente.