Erickson Rosa
Hoje quero compartilhar algo interessante com você. Como sabe, sou um pesquisador ávido da ansiedade e seus sintomas. Busco compreender esse problema para auxiliar sua cura. Até porque esse problema um dia foi meu.
Atualmente, já se sabe que estados psíquicos, como ansiedade, estresse, raiva e mágoas profundas, influenciam em nosso organismo, em nossa saúde e bem- estar. Esses estados favorecem o surgimento de doenças como úlceras, problemas cardíacos, colites e até mesmo o câncer.
Descartes, no século XVIII, acreditava que as funções mentais eram totalmente separadas de nosso corpo; entretanto, com o avanço vertiginoso do estudo de pensamentos e emoções e suas relações com nosso corpo, verificou-se que tal ideia está equivocada. Nossas emoções afetam diretamente nossa saúde. Kasuo Murakami, famoso geneticista japonês, nos fala em seu livro “O Código Divino da Vida” que as emoções afetam até mesmo nossa genética.
Mas por que estou falando isso para você? Uma das emoções altamente ligada à ansiedade é a irritação. Ficamos irritados facilmente quando estamos ansiosos e isso pode colaborar para um ambiente estressante, tanto em nosso trabalho quanto em nosso lar.
Ainda mais quando em nosso trabalho há conflitos e em nosso lar não conseguimos manter a serenidade que tanto precisamos, seja por nós ou por nossos familiares, acabamos entrando num ciclo de sofrimento e esse sofrimento acaba criando os estados negativos, como a ansiedade, que favorecem as doenças citadas acima. A irritação colabora exatamente neste sentido: de aumentar a ansiedade, gerar situações estressantes e desencadear doenças.
Mas imagine se existisse uma técnica que permitisse a você entrar numa aura de paz e tranquilidade sempre que quisesse? E se você pudesse utilizar essa técnica em qualquer hora do dia ou da noite, reduzindo ansiedade e irritação? E se ainda fosse algo tão simples que você pudesse fazer enquanto realizasse outra tarefa, como tomar banho, dirigir ou até mesmo enquanto desfruta de uma boa refeição? E digo mais! Se você pudesse utilizar essa técnica durante um ataque de ansiedade ou durante algum conflito, permitindo que você recupere a paz interior?
Isso seria ótimo, não é mesmo? Pois essa técnica existe e se chama Respirar Consciente. Essa técnica é utilizada na terapia mindfulness e tem origem no Budismo Tibetano. O Respirar Consciente significa trazer nossa mente para a respiração e voltar a atenção para o fluxo do respirar. Apenas se concentre na respiração!
Essa técnica pode parecer muito simples, mas com certeza traz um poderoso benefício. Quando você traz a atenção para a respiração, retira a mente do futuro e a traz para o aqui e agora. Você pode começar tentando agora mesmo! Respire profundamente e veja o caminho que o ar percorre ao entrar no corpo.
Veja esse mesmo caminho que ele faz ao sair e levar para fora o ar que precisa. Mantenha a atenção na respiração. Quando sentir que vai se irritar ou então ficar ansioso, não lute contra a emoção, pensando que não deve senti-la. Ao invés disso, abrace a ansiedade e a raiva e mantenha a atenção sempre na respiração.
O respirar consciente trata e cuida da raiva. Muitas pessoas, quando sentem raiva ou irritação, acham que devem se livrar disso, quando na verdade devem cuidar dos problemas. Veja que, se está doente do estômago ou ouvido, você não pensa em se livrar deles! Você pensa em cuidar.
Da mesma forma são nossas emoções. Não devemos nos livrar, mas sim cuidar delas. E como fazer isso? Basta que, quando a raiva surgir em seu coração, você cuide de sua raiva e concentre-se na respiração. Diga a si mesmo que agora você cuida de sua raiva, enquanto se concentra na respiração. Essa é uma maneira inteligente de não ser dominado por emoções e trazer paz para a mente e o corpo.
Se quiser saber mais sobre como controlar sua ansiedade, basta acessar esse artigo. Nele, ensino três formas para acabar com a ansiedade paralisante. E, se quiser saber mais sobre como controlar suas emoções, deixo aqui um artigo especial. Espero que essas leituras ajam como uma ponte entre você a sua paz interior. Muita luz para você.