Nos tempos de hoje não é raro ouvirmos que alguém está estressado. O estresse é uma defesa natural do organismo. Isso mesmo. Defesa. Ele nos defende de agressões de origens diversas. O estresse pode ser insidioso se instalando e progredindo devagar ou após um evento marcante na vida das pessoas.
Mas como tudo na vida, quando ele é demais pode provocar prejuízos e, o que poucos sabem, doenças.
Veja alguns exemplos do que o estresse exagerado pode causar:
queda do sistema imunológico,
alterações do sistema endócrino,
doença cardiovascular,
aumento da pressão arterial,
doenças de pele,
alterações do comportamento.
Mas não fica por aí. Outras consequências são interferências nos relacionamentos profissionais, sociais, acadêmicos e familiares; má qualidade de vida; uso de bebidas alcoólicas e drogas; e, pode levar a pessoa a ter prejuízo pela automedicação.
Felizmente, o ser humano tem capacidade para criar estratégias para conviver com o estresse. Se adaptando à situação, quando necessário, e protegendo o organismo destes males. Claro que a forma com que as pessoas enfrentam as situações que geram o estresse é muito particular. Depende de cada indivíduo. É preciso levar em consideração a personalidade, a história de vida, os valores individuais, cultura, genética etc.
Mas algumas dicas podem te ajudar a enfrentar o estresse ou uma situação estressante: praticar um hobby, por exemplo, fazer atividade física regular, ter momentos de lazer e sono e, claro, ter uma vida social ativa. Vamos vencer o estresse? Viva mais e melhor.