Sete integrantes de um time de rúgbi da Argentina foram presos na madrugada desta sexta-feira (11), na Gávea, Zona Sul do Rio, após espancarem um delegado da Polícia Civil. Gustavo Rodrigues, atualmente lotado como assistente na 20ª DP (Vila Isabel), teve a mandíbula fraturada por socos e chutes que levou dos atletas, que vão responder por lesão corporal grave.
De acordo com informações fornecidas pela 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado, Rodrigues estava na boate Palaphita, na Gávea, quando tentou ajudar um amigo que estaria sendo agredido pelos argentinos, atletas do time Los Cedros. O delegado acabou sendo espancado pelo grupo.
Ainda segundo a polícia, o delegado chegou a ser chutado pelos agressores quando estava caído no chão, mesmo após ter ficado desacordado.
Os acusados pela agressão foram identificados como Patricio Velazquez, Ignacio Iturraspe, Matias Augustin Tapia Gomes, Herman Gabriel Gonzales, Tomás Fernández, Fermin Francisco Ibarra e Adrian Gustavo de Donato. Eles seriam ouvidos na tarde desta sexta-feira pelo juiz Marcelo Sá Batista, em audiência de custódia no Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).
O Club Los Cedros existe desde 1969, tem sede em San Miguel, na Grande Buenos Aires, e atualmente disputa a terceira divisão da liga argentina. Eles estão no Brasil há uma semana, onde participam de amistosos como parte da pré-temporada do time. No último domingo (6), eles venceram o jogo disputado contra o Volta Redonda na cidade do Sul Fluminense.