Uma denúncia anônima, supostamente feita por vizinhos, levou a Polícia Militar de Gália, no interior de São Paulo, a resgatar uma mulher de 60 anos, portadora de deficiência mental, vítima de maus-tratos praticados pelo próprio filho.
A aposentada Lídia Ramos Martins foi encontrada com escoriações pelo corpo e com as mãos amarradas para trás, jogada no chão do quarto de sua casa, na região central de Gália. Marcos Roberto Martins Leal, de 40 anos, alcoólatra, filho da vítima, foi detido pelos PMs, após reagir à abordagem policial com uma faca.
“Quando os PMs entraram na casa encontraram a mulher em condições precárias. O quarto estava todo sujo, com baratas, ratos e restos de comida e garrafas de bebidas. A situação era de extrema miséria e vulnerabilidade”, contou o sargento Jurandir Ferreira Júnior, comandante da PM na cidade.
Segundo ele, a PM foi chamada pelo 190 por testemunhas que presenciaram a aposentada gritando com o filho e pedindo ajuda. “O filho estava com uma faca nas mãos e dizia que mataria a mãe se os PMs não fossem embora. Ele reagiu à abordagem e foi detido”, contou Júnior.