Notibras

Denúncia anônima reduz casos de abuso contra criança

Nair Assad, Edição

O número de denúncias de violação de direitos das crianças e adolescentes caiu 3% em 2016 em relação ao ano anterior. Os dados são da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. Nesta terça (14) foi lançada a campanha do governo federal de sensibilização contra a exploração de crianças e adolescentes.

A campanha terá ações reforçadas durante o período de carnaval, mas permanecerá em vigor o ano inteiro. O período de carnaval do ano passado responde por 17,4% das queixas, entre os dias de 5 a 24 de fevereiro. Os canais receberam, de janeiro a dezembro, 2.351 denúncias de pornografia infantil.

As queixas mais frequentes do Disque 100 são casos de negligência; violências psicológica, física e sexual e trabalho infantil. Diariamente, são registrados 398,43 casos. As meninas foram as maiores vítimas e representam 53% dos casos.

Crianças até 7 anos foram consideradas mais vulneráveis, com 43% dos registros. No ano passado, foram registradas 190 denúncias de violações ou abusos relacionados à orientação sexual. O número é mais que o dobro registrado em 2015, quando foram relatadas 96 denúncias.

Sair da versão mobile