Caras novas
Deputados distritais tomam posse prometendo um pouco de tudo
Publicado
emEleitos (e reeleitos) em outubro passado, os 24 deputados distritais tomaram posse na Câmara Legislativa na manhã desta terça-feira (1º), em sessão solene no plenário. A oitava legislatura (2019 a 2022) começa com uma renovação de mais de dois terços dos parlamentares, em comparação com a anterior.
Seguindo o rito, os empossados, um a um, prestaram juramento e se comprometeram com o Distrito Federal. Diversos distritais acrescentaram ao compromisso “a defesa da família”, como o fez os deputados Delmasso (PRB), Roosevelt Vilela (PSB) e Valdelino Barcelos (PP).
Outros estenderam o compromisso a bandeiras como “o resgate da saúde pública”, a exemplo do deputado Jorge Vianna (Podemos); e a infância e a adolescência, defendidas por Leandro Grass (Rede). Já o deputado Fábio Felix (PSOL), ao fazer o juramento, prestou homenagem a Marielle Franco, vereadora carioca morta a tiros há nove meses e cujo assassinato segue sem respostas.
À frente da sessão de posse, o distrital reeleito Robério Negreiros (PSD) – segundo secretário da Mesa Diretora do último biênio – recorreu ao escritor Olavo de Carvalho para criticar que “o irracional” tenha sido “a regra política” nos últimos anos. Ele disse ser preciso resgatar a esperança e afirmou acreditar que “as graves crises” vividas pelo Distrito Federal, como a crise hídrica e a falta de recursos, serão “página virada”. “Somos os timoneiros dessa viagem rumo à esperança de dias melhores”, concluiu.
Deputados empossados:
Agaciel Maia (PR)
Arlete Sampaio (PT)
Chico Vigilante (PT)
Cláudio Abrantes (PDT)
Daniel Donizet (PRP)
Delegado Fernando Fernandes (Pros)
Eduardo Pedrosa (PTC)
Fábio Felix (PSOL)
Hermeto (PHS)
Iolando (PSC)
João Cardoso (Avante)
Jaqueline Silva (PTB)
Jorge Vianna (Podemos)
José Gomes (PSB)
Júlia Lucy (Novo)
Leandro Grass (Rede)
Leonardo Prudente (MDB)
Martins Machado (PRB)
Professor Reginaldo Veras (PDT)
Reginaldo Sardinha (Avante)
Robério Negreiros (PSD)
Rodrigo Delmasso (PRB)
Roosevelt Vilela (PSB)
Valdelino Barcelos (PP)