Notibras

DER orienta, e não apenas multa, como faz o Detran

Agentes do Departamento de Estradas de Rodagem estão fazendo o que o Detran não faz – orientar, e não apenas multar por multar motoristas supostamente sem condições de pegar no volante. O trabalho, que virou rotina, repetiu-se no fim de semana,

Mais uma vez equipes do DER-DF realizaram uma blitz fiscalizatória e educativa na Estrada Parque das Nações (DF-004). A ação ocorreu em comemoração aos 13 anos da chamada Lei Seca.

O grupo, composto por 12 agentes da área de fiscalização e de educação, atuou com foco na mistura álcool e direção. Durante a operação, foram efetuadas 53 abordagens, durante as quais os motoristas receberam orientação sobre os riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir.

Todos os motoristas parados na blitz foram convidados a fazer o teste do bafômetro. Ao todo, foram realizados 62 testes, incluindo os motoristas substitutos. Nove condutores se recusaram a fazer o teste, um motorista foi autuado por alcoolemia, um por não ter habilitação e outro por falta de licenciamento, tendo seu veículo sido removido ao depósito.

Além da fiscalização, os agentes também orientaram os motoristas, entregando kits educativos a cada um deles. Para a diretora de Educação de Trânsito do DER-DF, Jucianne Nogueira, responsável pela ação, a blitz conjunta – com a fiscalização e campanhas educativas – enriquece a conscientização dos motoristas.

“É comum ouvirmos motoristas dizerem que os órgãos de trânsito só querem multar, mas não é verdade. Prezamos pela educação antes da punição, e, quando unimos as duas áreas em uma ação, só isso fica bem claro para a população: que nosso objetivo é educar, não punir”, declarou a diretora.

Nos próximos dias, alunos de autoescolas receberão instrução dos agentes de trânsito do DER-DF, com kits educativos.

 

Sair da versão mobile