Em pleno deserto
Descoberto crânio com dentes de navalha de baleia pré-histórica
Publicado
emUm crânio com dentes em forma de faca foi desenterrado no deserto de Ocucaje, no Peru, e os cientistas acreditam que pode pertencer a uma nova e feroz espécie de ancestral das baleias modernas, o Basilosaurus, de acordo com a Live Science.
Pesquisadores da Universidade Nacional de San Marcos (UNMSM) em Lima disseram à Reuters que o fóssil tem 1,2 metro de comprimento e pode pertencer a uma criatura medindo cerca de 12 metros de comprimento.
A criatura permanece oficialmente sem nome; a partir de agora, os cientistas o chamam de “Ocucaje Predator”.O animal receberá um nome assim que sua descrição for publicada em um jornal revisado por pares.
“Era um monstro marinho”, disse Rodolfo Salas, fundador e diretor do departamento de paleontologia do Museu de História Natural da UNMSM, a repórteres em entrevista coletiva em 17 de março. “Quando estava procurando por sua comida, certamente causou muitos danos”.
O deserto de Ocucaje, segundo os cientistas, já foi o fundo de um antigo oceano. Segundo os pesquisadores, está cheio de fósseis, alguns dos quais datam de mais de 42 milhões de anos. Escavações anteriores desenterraram os restos de outros ancestrais modernos de baleias, bem como golfinhos e tubarões.
O Basilosaurus e seus primos estavam entre os primeiros cetáceos totalmente aquáticos, embora esses animais ferozes parecessem uma combinação de baleia e cobra. Eles também tinham dentes afiados como facas. A temível fera antiga – cujo nome significa “lagarto rei” – viveu cerca de 30 a 40 milhões de anos atrás. Eles estavam entre os principais predadores – aqueles que geralmente não acabam como presas.