Curta nossa página


Sibéria

Descoberto osso pertencente ao gigante dinossauro herbívoro

Publicado

Autor/Imagem:
Iliya Tuskonov/Via Sptniknews - Foto Reprodução

Cientistas do campo da mineração de carvão russa na região de Kuzbass, na Sibéria, descobriram um fragmento de osso pertencente a um saurópode gigante – um grande dinossauro herbívoro cujos gêneros mais conhecidos incluem o Brachiosaurus, o Brontosaurus, o Diplodocus e o Apatosaurus.

O governador da região de Kemerovo, Sergei Tsivilyov, relatou a descoberta em sua página do Telegram, postando fotos do fragmento, que mede mais de 40 cm de comprimento e acredita-se que esteja na cintura dos membros dianteiros.

O fragmento foi descoberto no Cemitério de Dinossauros Shestakovskoye – o maior local de escavação de dinossauros na Rússia, que tem vários locais na região de Kemerovo e onde muitos ossos e até ovos de dinossauros únicos foram desenterrados ao longo das décadas. O cemitério está situado ao longo da Formação Ilek do Cretáceo Inferior.

“Isso é – sem exagero – uma sensação”, escreveu Tsivilyov em seu post. “Lembrarei que Shestakovo é o único território na Rússia onde escavações paleontológicas de dinossauros que viveram 120-140 milhões de anos atrás são realizadas regularmente com o apoio de autoridades regionais. No momento, estamos perfurando simultaneamente o osso camada, o que deve permitir aos cientistas fazer muitas outras descobertas surpreendentes relacionadas ao período Cretáceo da Era Mesozóica.”

Os cientistas acreditam que os ossos desse saurópode particular caíram em um riacho de água, com seus ossos dispersos ao longo do leito do rio, daí a ausência de um esqueleto mais completo. Uma busca por fragmentos adicionais é esperada.

Antes de remover o fragmento de osso do local de escavação, uma solução de ligação especial será aplicada a ele para evitar a desintegração. A partir daí, será levado a um laboratório para posterior análise e dissecação.

O último saurópode grande a ser descoberto em Kemerovo foi encontrado em 2017. A subespécie, apropriadamente chamada de Siberotitan , pode ser classificada graças à descoberta de dentes, vértebras e um sacro. Também foi encontrado em Shestakovo. Esse animal foi estimado em pesar 10 toneladas e medir 12 metros de comprimento da cabeça à cauda, ​​​​e ter percorrido a Sibéria há cerca de 120 milhões de anos.

Uma busca sistemática e categorização de ossos de dinossauros na Rússia não começou até a década de 1930, com uma série de fatores – incluindo o fato de que mais de um terço das áreas terrestres da Rússia moderna estavam submersas na época, vasta cobertura florestal e falta de especialistas dificultando as coisas. A ciência cresceu com o tempo e os arqueólogos conseguiram descobrir muitos espécimes, incluindo novas subespécies exclusivas da Rússia.

O Kulindadromeus, descoberto em Kulinda, Território Trans-Baikal, pode até ser encontrado no brasão do distrito de Chernyshevsky da região, enquanto o Psittacosauruspode ser visto no brasão do distrito de Chebulinsky na região de Kemerovo. Restos de dinossauros também foram encontrados em Krasnoyarsk, Amur, Yakutiya, Buriácia, Ulyanovsk, Crimeia e Ilha Sakhalin.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.