A taxa de desemprego total no Distrito Federal apresentou pequeno aumento em janeiro, em relação a dezembro de 2014, passando de 11,7% para 12,0%. A informação vem da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada pela Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo, pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A situação, no entanto, é típica do período. “No final do ano há contratações dos temporários e quando inicia janeiro, normalmente, existem as demissões”, explica a técnica do Dieese, Adalgiza Amaral, que no órgão é a coordenadora da PED no DF.
“No início do semestre faz-se aquele ajuste de mercado de trabalho para iniciar sem essas contratações temporárias resultantes do aquecimento da economia, que ocorre no final do ano”, completa.
Outro dado de destaque na pesquisa diz respeito ao aumento de 1,5% (9 mil) no número de assalariados com carteira assinada no setor privado, também em comparação a dezembro do último ano. Já no emprego sem carteira houve retração de 6,7% (7 mil empregados).
Durante o mesmo período ocorreu redução de 4,9% do número de ocupados entre os autônomos (8 mil). Essa diminuição, segundo Adalgiza, também tem relação com o período, já que aqueles que estavam trabalhando durante o aquecimento da economia no fim do ano, não encontram, no início, tantas oportunidades.
Samira Pádua, Agência Brasília