Notibras

Deslizamento de terra causa destruição e morte

Um deslizamento de terra soterrou várias casas e deixou pelo menos dois mortos e 19 pessoas desaparecidas no sábado, 3, na região central de Shizuoka, no Japão, informaram autoridades locais.

A avalanche de lama ocorreu após vários dias de chuvas fortes. Segundo a mídia japonesa, a enxurrada levou embora algumas casas e enterrou outras na cidade costeira de Atami, de onde os habitantes fugiram tentando chegar a um lugar seguro.

“Ouvi um barulho terrível e vi uma avalanche de lama descendo, enquanto alguns trabalhadores pediam às pessoas que evacuassem. Também corri para me proteger em um lugar alto”, relatou uma testemunha ao canal público NHK. “Quando voltei, as casas e os carros haviam desaparecido”, acrescentou.

O governo local solicitou ajuda militar para missões de resgate, e o primeiro-ministro Yoshihide Suga convocou uma reunião na tarde de sábado para discutir a situação.

O deslizamento ocorreu por volta das 10h30 de sábado (noite de sexta em Brasília), segundo um funcionário municipal de Atami, que acrescentou que “várias casas foram varridas”. Cerca de 2.800 residências permanecem sem eletricidade, de acordo com a empresa fornecedora de energia Tepco.

Imagens compartilhadas pela NHK no Twitter mostram carros e ônibus soterrados pela lama escura após a avalanche. Também é possível ver equipes de emergência trabalhando para retirar os escombros das ruas.

Sair da versão mobile