O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificará, a partir desta sexta-feira (21), as ações de fiscalização e educação de trânsito nas vias do DF, durante as festividades do Carnaval 2020.
Entre os dias 21 e 26 de fevereiro, as operações terão como foco abordar os condutores e os foliões para fazer um alerta sobre os riscos de misturar álcool e direção. Os pedestres receberão orientações específicas para estarem atentos ao fluxo de veículos, principalmente, antes de realizarem travessias. É importante fazer o sinal de vida antes de atravessar na faixa. Essa atitude facilita a identificação visual do motorista em relação ao pedestre.
Educação de Trânsito
As ações educativas de conscientização iniciadas nos primeiros blocos de pré-carnaval, no início de fevereiro, alcançaram cerca de 10 mil pessoas até agora. A ideia é atingir mais de 60 mil pessoas até o final das festividades. O material educativo foi confeccionado com alusão à campanha publicitária de carnaval criada também para as rádios e para a internet.
Para o diretor de Educação de Trânsito do Detran, Marcelo Granja, as ações representam um momento de reflexão para o folião: “É importante que o condutor saiba que o álcool é causador de muitas mortes no trânsito e, nesse período de festas, não podemos deixar a alegria virar tristeza por causa de possíveis acidentes. Por isso, a educação do Detran estará dentro dos blocos para reforçar essa mensagem”, disse Granja.
Fiscalização
Além das ações educativas, está prevista também, a realização de diversas blitzes de Lei Seca, com o objetivo de retirar das vias os condutores que insistirem em assumir a direção do veículo após o consumo de bebida alcoólica. O Detran planejou pelo menos 30 operações entre a sexta-feira (véspera de Carnaval) e a Quarta-feira de cinzas.
Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Francisco Saraiva, a presença das equipes de fiscalização em todas as regiões inibe atitudes irresponsáveis no trânsito por parte de condutores embriagados: “será destacado um efetivo diário de 100 agentes distribuídos em viaturas e motocicletas operacionais, guinchos e aeronave. Estaremos em pontos estratégicos, mesmo em locais que não tenham blocos de carnaval”, destacou o diretor.