Um em cada três veículos está sem o licenciamento de 2014, informa o Detran. O órgão iniciou a fiscalização exigindo o documento deste ano no último dia 16. O DF tem uma frota de 1.550.684 veículos. Deste total, 556.784 (35,9%) ainda não renovaram o licenciamento de 2014. Quem for flagrado dirigindo sem o documento tem o carro apreendido, paga multa de R$ 191,54 e perde sete pontos na carteira de habilitação.
Caso o carro esteja licenciado mas o motorista não tenha o documento em mãos, a infração é leve, penalizada com multa de R$ 53,20, três pontos na carteira e retenção do veículo. A situação do veículo pode ser acompanhada pelo site do Detran ou pelo número 154.
Desde 16 de outubro, quando começou a exigência do licenciamento 2014, cerca de mil veículos foram recolhidos, segundo o Detran. O órgão informou que já abordou 15 mil automóveis desde o início da fiscalização.
Para regularizar a situação do veículo, o motorista deve quitar os débitos de IPVA junto à Secretaria de Fazenda e pagar o seguro obrigatório (DPVAT), as taxas do licenciamento e multas vencidas, caso existam. Os boletos podem ser emitidos no site do Detran ou nos postos de atendimento do Na Hora.