O Detran vai instalar no próximo mês 30 semáforos com um sistema que armazena eletricidade e evita, por um período de uma hora e meia a quatro horas, que eles desliguem em caso de falta de energia.
De acordo com o Detran, os equipamentos vão ser instalados nos cruzamentos mais movimentados da cidade. O órgão pretende instalar 220 equipamentos no DF. Cada dispositivo custa R$ 8 mil – o investimento total previsto é de R$ 1,7 milhão.
Segundo o diretor de Engenharia do Detran, José Lima Simões, “o nobreak é formado por uma caixa metálica que comporta seis baterias capazes de manter o funcionamento dos semáforos por até quatro horas durante a falta de energia”.
“Em locais mais distantes, como Brazlândia e Planaltina, vai facilitar a manutenção, pois não será necessário ir até estas regiões quando tiver falta de energia”, afirma Simões.
Os centros de Ceilândia e Taguatinga e um cruzamento próximo ao Palácio do Buriti foram os três primeiros locais a receber o equipamento. A expectativa é que sejam instalados 30 dispositivos por mês.
Em 2013, o Detran substituiu as luzes incandescentes dos semáforos por outras de LED. A mudança permitiu a melhora na visualização do sinal, aumentou a durabilidade das lâmpadas e dimininuiu o consumo de energia em quase 80%, segundo o Detran.