Comemorado no dia 28 de abril, o Dia Mundial do Sorriso será celebrado com a quarta edição da “Maior triagem odontológica do mundo”. Promovida pelo projeto Dentista do Bem, a ação seleciona jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito.
Segundo o Conselho Federal de Odontologia, 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público. Para a dentista e coordenadora regional voluntária do projeto, Waleska Trinkenreich, esse cenário é resultado de um descaso histórico com a questão da odontologia.
— As pessoas continuam sofrendo para ir ao dentista. Por isso, a importância desse trabalho voluntário especializado — explica.
Com voluntários espalhados em 1.500 municípios brasileiros, 12 países da América Latina e Portugal, o projeto Dentista do Bem já atendeu mais de 3.500 jovens no Rio de Janeiro. Exclusivo para adolescentes entre entre 11 e 17 anos, o tratamento é realizado no consultório do próprio dentista voluntário.
— Um adolescente que não pode ir ao dentista será um adulto infeliz. Isso porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não namora e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos na sociedade — afirma Waleska.
Esse é o caso da estudante Allana Cristina Silva, de 17 anos, que participa do programa há quatro. Sorteada pela primeira vez no colégio, em 2012, Allana precisou extrair dois dentes e fazer uma limpeza:
— Se não fosse o programa, minha mãe não teria como bancar isso. Pena que esse é meu último ano. Mas agora, meu irmão mais novo, de 14 anos, é quem vai continuar aproveitando — conta ela, que acrescenta ainda: — Desde que comecei a ir no consultório, me interessei pela profissão. Agora, também quero cuidar das pessoas. Quero ser dentista — finaliza.
Trinkenreich explica ainda que, após a triagem, é feita uma seleção dos jovens, de acordo com o grau de necessidade de cada um.
— Coletamos o maior número de informações para que nosso retorno seja o mais rápido possível e o jovem chegue a cadeira do dentista o quanto antes. Os que tiverem problemas bucais graves e os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade — afirma.
Serviço
Dia 28 de abril, das 8h às 18h
Circo Voador – Rua dos Arcos, s/n – Centro
Para participar o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.