Curta nossa página


Dieta balanceada, exercícios leves. E a mulher moderna consegue o peso ideal

Publicado

Autor/Imagem:


Marta Nobre, Edição

Como lidar com o bem-estar feminino? Este público talvez seja o mais complicado a orientar, principalmente quando se tem a balança como maior inimigo. Bem pudera, pois 41,9% dos obesos no Brasil são mulheres, de acordo com a Vigitel de 2014 (Ministério da Saúde). Diante disto, o apelo para qualquer dieta maluca torna-se sedutor e isso preocupa os mais diversos especialistas.

A endocrinologista Cristina Blankenburg, do Hospital Santa Luzia, fala que não há um padrão de emagrecimento feminino, o segredo é apenas comer com qualidade. “Sempre digo que se alimentar direito deve ser uma prática que começa desde o nascimento e deve ir aos 99 anos. A recomendação mais viável é fazer uma dieta balanceada, com proteínas, carboidratos e vitaminas. Com a grande inserção de industrializados no dia-a-dia, sei que é difícil comer produtos saudáveis, mas, mesmo assim, essa prática precisa ser rígida”, explica a especialista.

Diante disto, o único alerta da médica fica para os exageros das dietas sem acompanhamento médico. “O objetivo sempre é a perda de peso e isso geralmente vem acompanhado de atitudes extremas feitas de qualquer jeito. O final deste tipo de atitude irresponsável sempre é a diminuição de muita massa magra (essencial ao corpo), músculos, e até mesmo massa óssea. Isso prejudica a qualidade de vida de qualquer um, principalmente das mulheres”, alerta a endocrinologista.

Exercício é coisa boa – Caminhadas e corridas de rua ainda são as atividades físicas mais comuns no DF. Prova disto é a constante presença de pessoas nos parque e ciclovias da cidade em qualquer dia da semana. Essa, sim, pode ser uma ótima opção para as mulheres em busca de um corpo mais esguio, de acordo com a doutora Cristina.

“Mulheres, infelizmente, têm tendências a acumular mais gorduras corporais que o sexo masculino. Isso é genética e não tem como mudar. Mas comendo corretamente e praticando qualquer exercício já ajuda demais. Uma caminhada de 20 minutinhos, por exemplo, resolve muita coisa”, finaliza.

Dicas da médica

a) Dieta balanceada com proteínas, carnes magras e pouco açúcar;

b) Se quiser seguir uma dieta mais rígida, procure um médico;

c) Faça exercícios com consciência e dentro dos seus limites.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.