Curta nossa página


Escolha certa

Dieta saudável aumenta disposição e produtividade

Publicado

Autor/Imagem:


Mariana Alves, Edição

Segundo um estudo da Organização Internacional do Trabalho, as refeições saudáveis consumidas em um ambiente limpo e tranquilo, não devem ser encaradas como um luxo, mas que, pelo contrário, são fundamentais para o humor, a saúde, a segurança e a eficiência dos trabalhadores.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos funcionários podem elevar sua produtividade, seguindo uma alimentação saudável, que te ajudará a manter um bem-estar físico e mental e a fazer as atividades com mais disposição. Uma dieta equilibrada melhora o desempenho no trabalho e reduz o absentismo laboral por doenças relacionadas com uma alimentação pouco saudável.

Dicas de alimentação saudável – Os alimentos que você consome a cada dia, devem ter as quantidades adequadas tanto de macronutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios), como os micronutrientes (minerais e vitaminas) e água, que deve conter a dieta consumida, para assim, satisfazer as necessidades fisiológicas de cada pessoa. Uma alimentação adequada e equilibrada deve ser distribuída da seguinte forma:

  • Carboidratos 55 a 60%
  • Proteínas 12 a 15%
  • Lipídios 25 a 30%

Cumprindo com esta distribuição anteriormente mencionada evita e previne o excesso de peso, obesidade, assim como doenças crônicas degenerativas, como diabetes mellitus, hiperlipidemia, doenças cardiovasculares, cerebrovascular, etc. e, por sua vez, ajuda a pessoa a ver-se e sentir-se melhor, aumentando o rendimento físico e mental.

A alimentação é o hábito que mais influencia a saúde. Tanto a falta de alimentos, como o excesso deles é prejudicial para a saúde, portanto, deve ser consumido nas quantidades adequadas para cada pessoa.

Todo mundo sempre fala dos perigos de ter uma alimentação inadequada devido à correria do dia a dia. Com uma rotina pesada de trabalho, em alguns casos aliada aos serviços domésticos, muitas pessoas acabam optando por refeições mais rápidas que, geralmente, não são nada saudáveis. Mas … e durante o trabalho? No meio da manhã ou da tarde, aquele espaço entre as refeições? Ou até mesmo quem almoça no ambiente de trabalho? Como manter uma alimentação saudável?

Cafezinho, bolachas, salgadinhos, docinhos, marmitas de restaurantes e tantas outras opções, por serem de fácil acesso e transporte, acabam sendo os mais escolhidos. Porém, independente do horário, ter o cuidado para evitar o consumo de comidas gordurosas, pouco nutritivas e principalmente os doces, é essencial para manter uma dieta balanceada mesmo fora de casa.

Para ajudar a realizar as refeições no ambiente de trabalho, a nutricionista Fernanda Machado Lima, selecionou algumas dicas de como ter uma alimentação saudável.

  • Programe-se: tenha sempre em mãos opções de lanches mais saudáveis para quando a fome bater. Se possível, prepare também seu almoço, com salada, legumes, grãos integrais e proteínas para comer no trabalho.
  • Evite pular as refeições ou ficar grandes períodos sem se alimentar: grandes intervalos entre as refeições podem levar você a comer mais quando se alimenta. Evite exageros, opte por fazer refeições menores em períodos de tempo mais curtos.
  • Procure lanches mais saudáveis: troque os ultraprocessados por lanches mais naturais, tentando sempre associar carboidratos à gorduras boas ou proteínas. Frutas + castanhas ou frutas + iogurte são opções práticas, equilibradas e fáceis de levar para qualquer lugar.
  • Evite sucos e bebidas prontos: eles costumam ser recheados de açúcar e conservantes. O ideal é, sempre que possível, priorizar sucos naturais e também chás e água;
  • Hidrate-se: tenha sempre uma garrafinha de água perto de você. A água ajuda a eliminar toxinas e manter o bom funcionamento renal O valor ideal de consumo de água diário é de 2 litros por dia.
  • Evite frituras e itens empanados em restaurantes: produtos fritos e empanados costumam ter alto teor de gordura e aumentam muito o valor calórico da refeição. Por isso, prefira itens grelhados, assados ou no vapor.
  • Dê preferência a carnes magras, brancas, legumes e grãos integrais quando almoçar fora: escolhas mais inteligentes fazem muita diferença na hora de comer fora. As carnes brancas costumam ser menos gordurosas, os legumes e grãos integrais auxiliam na saciedade e evitam picos de glicemia.
  • Evite fazer grandes refeições no intervalo de almoço: grandes refeições costumam diminuir a produtividade e aumentar a sensação de cansaço. Procure sempre opções mais leves e com ingredientes integrais, para ajudar na sensação de saciedade. Os lanches entre as refeições não podem ser feitos com exageros, para evitar assim o almoço e o jantar, por exemplo, refeições vitais para uma boa saúde.
  • Diminua ou retire o açúcar no seu café: o açúcar é um ótimo estimulante, mas também é calórico e dispara picos glicêmicos, que posteriormente causam sensação de fome e cansaço. Evitar seu consumo é essencial.
  • Evite produtos ricos em conservantes: pesquisas indicam que eles podem aumentar o risco de desordens metabólicas e de obesidade, além de poderem ser potencias carcinogênicos. Procure consumir mais alimentos naturais e in natura.
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.