Notibras

Dieta saudável aumenta disposição e produtividade

Foto/Arquivo Notibras

Mariana Alves, Edição

Segundo um estudo da Organização Internacional do Trabalho, as refeições saudáveis consumidas em um ambiente limpo e tranquilo, não devem ser encaradas como um luxo, mas que, pelo contrário, são fundamentais para o humor, a saúde, a segurança e a eficiência dos trabalhadores.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos funcionários podem elevar sua produtividade, seguindo uma alimentação saudável, que te ajudará a manter um bem-estar físico e mental e a fazer as atividades com mais disposição. Uma dieta equilibrada melhora o desempenho no trabalho e reduz o absentismo laboral por doenças relacionadas com uma alimentação pouco saudável.

Dicas de alimentação saudável – Os alimentos que você consome a cada dia, devem ter as quantidades adequadas tanto de macronutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios), como os micronutrientes (minerais e vitaminas) e água, que deve conter a dieta consumida, para assim, satisfazer as necessidades fisiológicas de cada pessoa. Uma alimentação adequada e equilibrada deve ser distribuída da seguinte forma:

Cumprindo com esta distribuição anteriormente mencionada evita e previne o excesso de peso, obesidade, assim como doenças crônicas degenerativas, como diabetes mellitus, hiperlipidemia, doenças cardiovasculares, cerebrovascular, etc. e, por sua vez, ajuda a pessoa a ver-se e sentir-se melhor, aumentando o rendimento físico e mental.

A alimentação é o hábito que mais influencia a saúde. Tanto a falta de alimentos, como o excesso deles é prejudicial para a saúde, portanto, deve ser consumido nas quantidades adequadas para cada pessoa.

Todo mundo sempre fala dos perigos de ter uma alimentação inadequada devido à correria do dia a dia. Com uma rotina pesada de trabalho, em alguns casos aliada aos serviços domésticos, muitas pessoas acabam optando por refeições mais rápidas que, geralmente, não são nada saudáveis. Mas … e durante o trabalho? No meio da manhã ou da tarde, aquele espaço entre as refeições? Ou até mesmo quem almoça no ambiente de trabalho? Como manter uma alimentação saudável?

Cafezinho, bolachas, salgadinhos, docinhos, marmitas de restaurantes e tantas outras opções, por serem de fácil acesso e transporte, acabam sendo os mais escolhidos. Porém, independente do horário, ter o cuidado para evitar o consumo de comidas gordurosas, pouco nutritivas e principalmente os doces, é essencial para manter uma dieta balanceada mesmo fora de casa.

Para ajudar a realizar as refeições no ambiente de trabalho, a nutricionista Fernanda Machado Lima, selecionou algumas dicas de como ter uma alimentação saudável.

Sair da versão mobile