A presidente Dilma Rousseff usou o seu microblog twitter para repudiar os atentados terroristas em Paris, nesta sexta-feira, 13, que classificou como “barbárie”. “Consternada pela barbárie terrorista, expresso meu repúdio à violência e manifesto minha solidariedade ao povo e ao governo francês”, disse Dilma.
A presidente está em viagem à Turquia, onde vai participar da reunião do G-20. Ela decolou de Brasília às 15 horas e como seu avião possui sistema de internet, ela foi informada dos atentados e decidiu se manifestar, condenando os ataques.
Dois brasileiros estão entre os feridos nos ataques da noite desta sexta-feira, 13, em Paris, confirmou a embaixadora brasileira Maria Edileuza Fontenele Reis.
A embaixadora disse que se tratavam de dois estudantes que vivem na França e eles foram identificados, mas ela não poderia informar seus nomes enquanto as famílias não fossem comunicadas. A diplomata relatou clima de tensão. Havia ao menos três estações de metrô fechadas e policiais e agentes de segurança por toda a cidade.
Maria Edileuza disse ter sido surpreendida pelo barulho das sirenes de ambulâncias e viatura da polícia, mas estava em casa quando tudo ocorreu. A diplomata destacou o fato de o país estar se preparando para receber a conferência mundial do clima e mais de 100 chefes de Estado e de governo em alguns dias. “A situação me parece muito grave.”